sábado, 6 de setembro de 2008

Presos o vice-prefeito e um tio de candidato a prefeito em Curral Velho-PB

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (4) o vice-prefeito da cidade de Curral Velho, Jota Estrela (PTB), acusado de envolvimento no assassinato do ex-vereador Silvino Pereira, 46 anos. Candidato a vice-prefeito da cidade, Gato, como era mais conhecido, foi morto a tiros dentro de sua casa na madrugada do último sábado (30/8). Também foi preso ontem em Curral Velho o cidadão identificado como Euclides Gomes de Carvalho, tio de Manoel Felisberto (Dem), o Betão, cabeça da chapa à qual pertencia Silvino Pereira. Segundo informações da Polícia, Euclides portava um revólver calibre 38 numa sacola e não tinha porte de arma. De acordo com a Polícia, Jota Estrela teria se apresentado na tarde de ontem de forma espontânea depois que tomou conhecimento de que havia contra ele um mandado de prisão pelo suposto envolvimento na morte de Gato. Ele foi preso em Boa Ventura e levado para Patos pelo delegado Marcos Vasconcelos, designado especialmente pela Secretaria de Segurança Pública para apurar os crimes ocorridos em Curral Velho. O principal acusado pela morte de Gato é o agricultor João Carnaúba, irmão do prefeito Luiz Alves Barbosa (PR). Também teria participado do atentado um filho do prefeito, Alan Carnaúba. João Carnaúba teria assassinado Gato para, supostamente, vingar a morte de um filho, também chamado João, na noite da sexta-feira (29). O rapaz foi baleado durante uma seresta em Curral Velho. Levado para o Hospital Regional de Itaporanga, o jovem não resistiu e morreu no final da noite daquele dia.João Carnaúba teria tomado conhecimento de que o assassino de seu filho seria um parente de Gato. Daí por que resolveu ir até a residência do adversário e lá consumar a vingança. O acusado encontra-se foragido, desde então. A fuga do acusado e pretensos cúmplices teria sido facilitada pelo vice-prefeito Jota Estrela.

Do Portal Correio

XXI EXPOEGITO, em São José do Egito-PE

Começou na ultima Quinta dia 4 e vai até amanhã domingo dia 7 de Setembro, na capital da poesia, São José do Egito, a 21ª Exposição Regional de Animais que acontece no Parque de Exposições de Animais José Custódio de Lima, dentro da programação tem além de exposição de animais, palestras, stands e shows musicais ontem se apresentaram o trio nóis dois com churrasco e luizinho e a banda Magnificos e sábado tem Gatinha Manhosa e banda Perfil. O evento distribuirá cerca de 15,000 mil reais em prêmios para os criadores expositores. Amanhã ainda tem cantoria com Raimundo Caetano e Valdir Teles. Participe você também desse grande evento.

Polícia apreende fichas com títulos eleitorais em favela do Rio

Durante uma operação contra a milícia, deflagrada nesta sexta-feira (5) no Rio, os Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e policiais militares apreenderam fichas de cadastro de moradores que incluíam nomes, fotos e o título eleitoral. As fichas estavam na associação de moradores da Favela da Foice, na Zona Oeste.
a polícia, uma quadrilha que estaria obrigando eleitores a votar em candidatos apoiados pela milícia foi desarticulada. Os agentes afirmaram que seis mandados de prisão foram cumpridos. Desse total, quatro eram PMs: um soldado, dois cabos e um tenente-coronel que, de acordo com os investigadores, já estava afastado da corporação.Também estavam previstos 20 mandados de busca e apreensão e, segundo a corregedora, todos foram cumpridos. Além das fichas, os policiais apreenderam material de campanha do candidato a vereador Elton Babu (PT), irmão do deputado Jorge Babu (PT), suspeito de comandar uma quadrilha na região. Segundo os investigadores, Elton teria o apoio de milicianos. “Preliminarmente pode se dizer que ele cometeu crime eleitoral”, afirmou o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. Mas, segundo a corregedora da Polícia Civil, Ivanete Fernanda de Araújo, o candidato não aparece nas investigações da polícia: “A partir de agora, temos que esperar Ministério Público se pronunciar”, disse Ivanete. O secretário Beltrame informou que todo o material relacionado a questões eleitorais será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com a Corregedoria da Polícia Civil, os moradores da favela eram obrigados pelos milicianos a transferir os títulos para a região e ceder espaço nas casas para a propaganda política. A Secretaria de Segurança disse que vai intensificar o combate às milícias no Rio de Janeiro. Beltrame afirmou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (5) sobre a operação contra a mílicia no Rio, que o deputado estadual Jorge Babu (suspenso temporariamente do PT) está envolvido com a milícia.
"Existe um envolvimento do Jorge Babu sim", disse o Beltrame, em entrevista realizada nesta tarde. A corregedora foi veemente ao afirmar o envolvimento de Babu: “Ele divide a gerência da administração da quadrilha de milicianos com um oficial da Polícia Militar, isso é o que as investigações indicam”.Ela também disse que, nas investigações, há fortes indícios de que o deputado obrigaria as pessoas a trocarem o foro eleitoral para que pudessem votar nele. Mas, não foi expedido nenhum mandado na residência do deputado porque ele tem foro privilegiado. No final do mês passado, o MP denunciou o deputado por formação de quadrilha armada e extorsão. Jorge Babu informou, por meio de sua assessoria de imprensa nesta sexta-feira (5), que nega todas as acusações. A assessoria disse ainda que o parlamentar entregou nesta semana à CPI das Mílícias da Assembléia Legislativa do Rio, e também ao diretório regional do PT, um documento que autoriza a quebra de sigilo bancário e telefônico dele.


Do Portal G1

Desde segunda-feira, mais de 4,5 mil já pediram mudança de operadora

Em cinco dias de vigência da portabilidade, foram registradas 4.575 solicitações de troca de prestadora com manutenção do número de telefone, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Desses pedidos, 3.080 foram feitos por usuários de serviços móveis e 1.495 de telefonia fixa, segundo a ABR Telecom, empresa que administra a implantação do sistema. Os dados foram contabilizados até as 17h21 de ontem. Por enquanto, a mudança está disponível para cerca de 17 milhões de usuários e pode ser feita por quem tem telefones com apenas oito DDDs (em pouco mais de 700 cidades de sete estados brasileiros). A implantação em todo o país está prevista para março de 2009. A Anatel divulgou também o número de mudanças que já foi efetivamente feito. Segundo a ABR, 458 números de telefone haviam sido transferidos de uma operadora para outra até as 15h desta sexta-feira. Por enquanto, as operadoras têm até cinco dias úteis para efetuar a mudança.

Do Portal G1

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Motorista atinge 190 km/h em um fusca e acaba preso

Um americano de 27 anos foi preso no Colorado após ter sido flagrado a cerca de 190 km/h em uma rodovia interestadual. Detalhe: o motorista estava dirigindo um Fusca antigo. O policial conta que pretendia, inicialmente, apenas multar o condutor. O motorista, no entanto, se recusou a parar após receber ordens, o que obrigou o policial a persegui-lo. O Fusca foi encontrado abandonado, destruído, em uma rampa de acesso. Alguns minutos depois, o policial localizou o suspeito, acompanhado de outro homem, em um estacionamento. O motorista e o passageiro foram levados para um hospital, examinados, e seguiram direto para a delegacia após receberem alta. O motorista foi detido sob acusação de dirigir alcoolizado, direção perigosa, abandono de veículo e desacato.

PF diz que três foram presos em megaoperação contra pedofilia

A Polícia Federal confirmou que três pessoas foram presas em flagrante na megaoperação de combate à pedofilia na internet nesta quarta-feira (3): uma em Viamão (RS), outra em Florianópolis e uma terceira em Belo Horizonte. De acordo com a polícia, a informação só chegou ao delegado que comanda o caso, Adalton Martins, após a entrevista coletiva concedida nesta tarde. A polícia executou nesta quarta 113 mandatos de busca e apreensão em residências, empresas e áreas de acesso livre à internet em 17 estados, e Distrito Federal, na maior operação contra pedofilia já realizada no Brasil. Uma quarta pessoa foi presa por porte ilegal de armas durante a operação. "A legislação brasileira não permite prisão em flagrante pela posse de material pornográfico com crianças e adolescentes. Permite a prisão somente pelo envio e recebimento deste material. Para ser flagrante, a pessoa tem que ser pega no exato momento do envio ou recebimento", explicou Martins. Ele é o chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF. Ele acrescentou que, com a colaboração da PF brasileira, pessoas estão sendo investigadas e podem ser presas em outros países em operações contra a pedofilia, como em Portugal, onde foi realizada operação semelhante nesta quarta e onde somente a posse do material já configura crime.

Do Portal G1

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A política esquentou em São José do Egito

Desde o ultimo sábado quando aconteceu a inalguração do comitê do candidato de oposição ao atual prefeito em São José do Egito, a coisa só tem esquentado, movimentos como carreatas, acontecem a toda hora pelas principais ruas da cidade. Se por um lado a campanha tá com cara de campanha eleitoral, por outro vale registrar a falta de sencibilidade dos coreligionários de todos os três candidatos que disputam a prefeitura do municipio o que é lamentavel, pois passam com veiculos de som na maior altura, proximos a escolas e hospitais, isso é uma vegonha, esperamos que as autoridades possam resolver isso o mais rapido possivel.

Policiais 'gordinhos' desafiam limite de peso em carros na Inglaterra

Policiais da Inglaterra estão sendo obrigados a chamar reforços para cumprir seus objetivos de servir e proteger os cidadãos. Mas a cavalaria está sendo chamada para transportar os suspeitos, e não para prendê-los. A lei sobre o limite de peso em veículos é o que vem preocupando as autoridades. Segundo reportagem do jornal "Telegraph", é cada vez mais comum a presença de policiais obesos. Atuando em duplas, esses oficiais chegam perto de atingir o limite máximo de peso permitido em veículos. Em alguns casos, os policiais prendem dois suspeitos e só podem transportar um deles. Para não "estourar" o limite de peso, são obrigados a pedir reforços.
Além de resultar em multas para o motorista, um carro sobrecarregado também significa desvantagens para a polícia durante perseguições."A prática de comprar carros comuns e enchê-los de equipamentos de uso da polícia também é questionável. O limite de peso existe por alguma razão, e isso deve ser levado em conta", diz Joe Grant, secretário geral da Federação dos Policiais, sobre a parafernália de armas e equipamentos que acompanham cada viatura. Os policiais vêm sendo questionados sobre seus hábitos, e devem enfrentar testes anuais de condicionamento físico. Aqueles que não passarem podem ser transferidos para cargos em escritórios. Paul Davis, da Federação Policial da Inglaterra, concorda com a cobrança, mas alerta. "Afastar os policiais que não atingirem o condicionamento físico desejado não é a resposta para o problema".


Do Portal G1

Lotus Elise elétrico faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos

O Lotus Elise cor de laranja, equipado com um sistema 100% elétrico, é o “cartão de visitas” da empresa norte-americana Detroit Electric, especializada em adaptar motores elétricos em carros de produção em série. O esportivo inglês tem um motor elétrico com 200 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e superar os 220 km/h de velocidade máxima. Para se ter uma idéia do desempenho, um motor elétrico gera 5 cavalos de potência para cada quilo de peso – enquanto um motor a combustão comum gera, em média, dez vezes menos (0,5 cavalos por cada quilo de peso). As baterias de íons de lítio do Elise têm autonomia para 325 quilômetros (aproximadamente 300 quilômetros com o ar-condicionado ligado) e levam 6 horas para serem carregadas totalmente em uma tomada comum de 220 volts. Mas com um carregador rápido, esse procedimento cai para apenas 15 minutos. A vida útil das baterias é, em média, de 200 mil quilômetros.


Do Portal G1

PRF encontra cocaína escondida em absorvente feminino

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 300 gramas de cocaína dentro de um absorvente feminino usado por uma mulher de 37 anos, nesta segunda-feira (1º). A prisão em flagrante foi realizada em Ponta Porã (MS), no km 67 da BR-463.
A mulher, segundo a PRF, estava em um ônibus que seguia de Ponta Porã (MS) para Campo Grande e ficou nervosa quando os policiais pararam o veículo. Uma policial feminina realizou uma revista na passageira e percebeu o volume sob a roupa dela. Ela foi levada para a Delegacia da Polícia Federal (PF).

Granadas são apreendidas com passageiro de ônibus no interior de SP

Cerca de 20 granadas foram apreendidas na Rodovia Marechal Rondon, em Araçatuba, a 527 km de São Paulo, na manhã desta terça-feira (2). O armamento foi encontrado com o passageiro de um ônibus parado durante uma fiscalização de rotina, de acordo com a Polícia Militar Rodoviária. O preso foi levado para a sede da Polícia Federal em Araçatuba, onde foi apresentado o caso. Levantamento preliminar da polícia aponta que foram apreendidas 23 granadas, um lança-granadas, uma submetralhadora, uma pistola 9 mm e 50 cartuchos calibre 25. O rapaz contou que levaria o material para uma quadrilha que age no Rio de Janeiro, segundo a polícia. O armamento estava armazenado em uma mochila de nylon, colocada embaixo da cadeira. Ele foi descoberto ao aparentar nervosismo com a presença dos policiais.

Do Portal G1

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Alunos reclamam do tamanho da prova do Enem 2008

O bicho-papão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008, aplicado neste domingo (31), foi a extensão da prova: ao todo foram 18 páginas carregadas de textos, gráficos, tabelas e figuras. Os leitores do G1, deram seu veredicto: “A prova estava bastante cansativa comparando a provas anteriores (...). Ganhei uma dor de cabeça incrível quando entreguei a prova!”, aponta um dos candidatos. “Achei que os enunciados eram muito extensos e muito difíceis para muito pouco tempo de prova. Na metade da prova não conseguia mais prestar atenção ao que estava lendo e tive que chutar, não deu tempo”, comentou outro candidato.Há quem pensa em ir além: “É galera vamos protestar!!! Pois só assim eles [os organizadores] observam o que nós achamos. (...) Fazer a leitura de questões gigantescas para respostas básicas, assim não dá”. Para professores ouvidos pelo G1, o exame foi mais cansativo do que a média dos últimos anos, embora tenha apresentado praticamente o mesmo número de páginas. No geral, o professor Edmilson Motta, coordenador do Curso Etapa, achou que a avaliação desse ano foi a mais exigente, mais longa e mais difícil dos últimos quatro anos. “A prova tinha muito texto, tabelas e gráficos para se manter interdisciplinar e acabou ficando muito extensa”, disse. Motta afirma ainda que nem todas as questões “tinham a resposta certa na pergunta”, uma característica do Enem. “Em provas anteriores, bastava ler com atenção o enunciado que o aluno encontrava a alternativa correta. Nessa edição isso não aconteceu em todas as questões e exigiu mais conhecimento do candidato”, avalia. “A prova foi extremamente cansativa, porque exigiu texto e muitas questões trazem figura, mais tabela, mais gráfico”, afirma a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes. De fato, ao todo estiveram presentes na prova 14 gráficos, dez figuras, quatro tabelas e duas charges.

Perfume na gravidez pode afetar fertilidade de bebês

O uso de perfumes ou cosméticos perfumados durante a gravidez pode aumentar o risco de infertilidade entre bebês meninos na vida adulta, segundo uma pesquisa da Universidade de Edimburgo. Segundo os pesquisadores da Unidade de Reprodução Humana do Conselho de Pesquisa Médico, há uma janela crucial entre a oitava e a décima-segunda semanas de gestação que determina futuros problemas reprodutivos em meninos. Os cientistas acreditam que a exposição a algumas das substâncias químicas encontradas em cosméticos durante este período pode afetar a produção de espermatozóides no futuro, mas eles afirmam que os resultados não são conclusivos. O estudo, liderado por Richard Sharpe, será apresentado em um simpósio sobre reprodução humana nesta semana, em Edimburgo.Durante experiências com camundongos, os médicos bloquearam a ação dos androgênios - substâncias que incluem os hormônios masculinos e promovem a masculinização - e confirmaram que os animais sofreram problemas de fertilidade. Algumas das substâncias que podem bloquear esses hormônios são amplamente usadas na produção de cosméticos, tecidos para decoração e plásticos. Segundo Sharpe, as substâncias também podem aumentar o risco de bebês do sexo masculino desenvolverem outros problemas reprodutivos na vida adulta, como câncer testicular. Ele acrescentou ainda que as mulheres que estiveram planejando engravidar devem evitar o uso de cosméticos que poderiam ser absorvidos pelo corpo."Há vários componentes em perfumes que nós sabemos que, em alta concentração, têm potencial de provocar efeitos biológicos, então, para ser ultra-seguro, podemos dizer que, ao evitá-los, seu bebê não sofre risco", disse Sharpe à BBC. "Se você planeja engravidar, você deve mudar seu estilo de vida. Essas coisas de estilo de vida não significam necessariamente que você vai causar danos terríveis ao seu bebê, mas ao evitá-las, você terá um efeito positivo." "Não é porque temos provas de que esses componentes, categoricamente, causam danos aos bebês, é que estudos experimentais em animais que sugerem essa possibilidade", explica Sharpe. Mas o médico admite que as mulheres estão expostas a muitos desses componentes químicos por outras vias, já que eles estão presentes no ar e em tecidos, dentro de casa.

Do Portal G1

Preço da cesta básica cai mais de 10% em quatro capitais

O forte recuo dos preços dos alimentos em agosto levou a cesta básica a ficar mais barata em 15 das 16 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em quatro delas – Rio de Janeiro, Recife, Natal e Fortaleza - a queda foi superior a 10% na passagem de julho para agosto. A maior queda foi observada no Recife, de 10,77%, seguida por Natal (-10,73%), Fortaleza (-10,59%) e Rio de Janeiro (-10,56%). Já as menores quedas foram registradas em Belém (-2,27%) e Brasília (-3,18%). Em São Paulo, a cesta ficou 4,35% mais barata. A única alta foi apurada em Goiânia, de 1,15%. Apesar de os preços haverem caído 6,99% em Porto Alegre, a capital gaúcha foi mais uma vez a localidade que apresentou o maior custo para os gêneros alimentícios essenciais, com R$ 241,16. Valor praticamente igual foi apurado para a cesta de São Paulo (R$ 241,15). O terceiro maior valor foi verificado em Belo Horizonte (R$ 231,26). As cestas mais baratas foram encontradas em Recife (R$ 176,09) e Fortaleza (R$ 178,37). O tomate foi o destaque do mês com diminuição nas 16 capitais, com a menor retração verificada em Goiânia (-8,26%) e reduções expressivas em Natal (-60,00%), Vitória (-55,56%) e Rio de Janeiro (-53,48%). Em 15 capitais acompanhadas o recuo no preço do tomate foi superior a 10,00%. Em comparação com agosto do ano passado, o tomate registra comportamento muito diferenciado com alta em nove localidades, chegando a 69,49%, em Goiânia e queda de até 40,74%, em Natal. Todas as 16 cidades apresentaram redução no preço do óleo de soja. Os recuos variaram entre 2,06%, em Goiânia e 10,98%, em Aracaju. Em 12 meses, porém, o produto ainda apresenta fortes altas, que vão desde 33,09%, em Porto Alegre a 55,56% em Salvador. A carne – produto de maior peso na cesta – também reverteu a tendência de alta que vinha ocorrendo nos meses anteriores na maioria das capitais. Em 11 dos locais pesquisados o preço recuou, sendo destaque Aracaju (-7,33%), Brasília (-6,30%), Rio de Janeiro (-4,58%) e Florianópolis (-4,20%). Apenas cinco capitais tiveram alta no preço da carne, sendo as mais significativas apuradas em Goiânia (6,23%) e Belém (3,13%). Em relação a agosto do ano passado, o produto subiu em todas as localidades com variações de 14,38%, em Porto Alegre a 47,57%, em Belo Horizonte.

Do Portal G1

domingo, 31 de agosto de 2008

Bebê salvo por fralda no Recife tem alta

O bebê que foi salvo por uma fralda descartável ao cair do terceiro andar de um prédio em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na última terça-feira (26), teve alta no final da manhã deste sábado (30).Ele estava internado no Hospital Memorial São José com fraturas no fêmur da perna esqueda e em quatro costelas. Na quinta-feira, peritos do Instituto de Criminalística (IC) concluíram a perícia no apartamento de onde caiu o bebê. Segundo os peritos, o laudo deve ficar pronto em dez dias. O delegado Carlos Onofre, da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), disse ao G1 que será realizada uma perícia traumatológica na criança para determinar em que locais houve ferimentos.

Do Portal G1

Mais de quatro milhões encaram o Enem

Mais de quatro milhões de estudantes brasileiros têm um compromisso, neste domingo, com um importante teste: o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova pode garantir uma vaga na universidade. Revisão de texto, sala cheia. É que a redação, sozinha, vale metade da pontuação total do Enem. “Eles querem um aluno consciente, um aluno que tenha noção de estrutura de construção gramatical, lingüística e de senso crítico”, comenta o professor Rafael Sodré. Serão mais de oito mil locais de prova. O exame começa às 13h. Mas os portões fecham cinco minutos antes. Atrasados não entram. A duração da prova é de cinco horas. “Acho que é uma prova que vence pelo cansaço, pela perseverança de você conseguir fazer todas as questões no tempo, que é curto, e medir seus conhecimentos mesmo”, avalia a estudante Vanessa Pereira. A prova não é obrigatória, mas é cada vez maior o número de alunos que escolhem passar por essa avaliação. Este ano, houve um recorde de inscrições: mais de quatro milhões de alunos. O exame já substitui o vestibular como critério de admissão para mais de 500 universidades no país inteiro; e o Enem também é essencial para se obter bolsa de estudo em faculdades particulares pelo Prouni - Programa Universidade Para Todos. Os professores recomendam muita atenção na leitura do enunciado das questões. E mais: “Não se pode tomar nenhuma questão como desafio. O que significa isto? Ele então pega uma questão de matemática e fica achando que ele tem que resolver aquela questão de qualquer maneira. E com isso ele perde tempo pra resolver algumas outras questões que de repente vão ser muito mais fáceis do que aquela”, ensina o professor Ney de Menezes.