quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vem ai XXII Exposição de Animais de São José do Egito-PE

Acontecerá de 03 a 06 de Setembro, no parque de exposiões José Custódio de Lima, na capital da poesia a 22º edição da EXPOEGITO, que deve reunir criadores de toda região do vale do pajeu e até de regiões vizinhas. A expectativa da secretaria de desenvolvimento rural, que é quem organiza o evento é que esse ano as dependências do parque receba mais visitantes, primeiro pelas atrações musicais que nessa edição ganhou um reforço de 3 a mais que no ano passado, totalizando 7 bandas distribuidas nos dias da festa e também pela quantidade de expositores que deve ser maior que no ano passado porque a premiação foi elevada de 20 para 30 mil reais.

Programação Oficial segundo a Assesoria de Impresa da prefeitura:

04: Vozes do Campo e Cavalo de Pau

05: Eloi e Lucivaldo (Grupo Novo Som), Mel com Terra e José Horlando

06: Delmiro Barros e Forró dos Plays

Um terço dos europeus nunca usou a internet, diz União Europeia

Um terço dos cidadãos da União Europeia nunca acessou a internet, comparado com 40% em 2007, mostrou uma pesquisa da União Europeia (UE) nesta terça-feira (4). No estudo sobre a economia digital das 27 nações da UE, a Comissão Europeia também disse que mais de um em quatro europeus nunca usou um computador e 40% não tem acesso à web em casa. Entre aqueles que não têm conexão com a internet, mais de um terço disse que não tem necessidade, enquanto aproximadamente uma em quatro pessoas disse que não tem recursos para gastar com a rede. Pessoas mais velhas -- acima de 65 anos -- e desempregados são os menos conectados. A Comissão, o braço executivo da UE, informou que as pessoas entre 16 e 24 anos ficam mais conectadas. A pesquisa também inclui crianças e jovens. Viviane Reding, comissária da União Europeia para Informação da Sociedade e Mídia, disse que o foco deve ser tornar a conexão de alta velocidade gratuita para esses usuários frequentes. Ela pretende apresentar novas regras para downloads na internet para tornar mais fácil o acesso de músicas e filmes às pessoas. "Para aumentar o potencial econômico desses meios digitais, precisamos tornar o conteúdo do acesso digital mais fácil e mais justo", disse ela em comunicado.

As desigualdades no país cairam

Embora a crise financeira internacional tenha causado retração da economia brasileira no quarto trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009, a desigualdade de renda no Brasil diminuiu no primeiro semestre deste ano e registrou a maior queda contínua desde março de 2002, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em junho, o índice de Gini atingiu 0,493 ponto, o menor nível desde 2002, quando começou a ser apurado pelo Ipea com base nas informações sobre rendimento da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de Gini é um coeficiente criado pelo italiano Corrado Gini em 1912 para medir a desigualdade, e varia de zero a 1. Quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade, e quanto mais perto de zero, menor a desigualdade. De janeiro a junho deste ano, a desigualdade de renda no País caiu 4,1%. A pesquisa abrange seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

JC On Line

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Usuários do Twitter devem ultrapassar 25 milhões

Se você ainda não está no Twitter, tenha certeza de que estará em muito pouco tempo. O serviço de microbloging, que também pode ser caracterizado como uma rede social, cresce vertiginosamente. Segundo suas próprias estimativas, o número de usuários deve ultrapassar a marca de 25 milhões ainda este ano. Mas no que depender da velocidade de adesão, é bem capaz de a marca ser batida bem antes, sendo o Brasil um grande colaborador dessa expansão. Já na última medição feita pela consultoria americana comSore, em março, havia 20 milhões de usuários “piando” informações na web. A consultoria constatou que o crescimento da audiência do Twitter naquela ocasião foi de 95% em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ibope NetRatings, o crescimento em junho foi de 71% em relação a maio, chegando a cinco milhões de usuários. Agora, a ferramenta é acessada por cerca de 15% dos internautas brasileiros, responsáveis pela maior penetração do mundo. Mas não é só a quantidade de “twitteiros” que cresce. O próprio Twitter e sua forma de uso mudam. Na última semana, a página inicial da rede foi atualizada para que os novos usuários entendam de cara o que é a rede e para que ela serve. Antes, a pergunta era “o que você está fazendo agora?”. Com a mudança, a página afirma: “veja o que as pessoas estão dizendo sobre...” e o assunto fica a cargo do usuário. Além de representar uma tentativa de ser mais abrangente, a mudança também aponta a virada na natureza dos posts de, no máximo, 140 caracteres. No início, assim como na infância dos blogs, as pessoas usavam o Twitter para, literalmente, dizerem o que faziam. Naquela época “distante”, há um ano, uma escovada nos dentes ou ida a um bar era razão para um post. Atualmente, várias empresas estão no Twitter, relacionando-se tanto com clientes, quanto com funcionários. Mobilizações sociais também acharam um espaço precioso no microblog, assim como repórteres-cidadãos e veículos de notícias. A estilista Renata Mahaz é membro da nova geração do Twitter, que pegou a transição do serviço e foi afetada por ela. Ela tem um perfil na rede de microbloging há dois meses e posta seus tweets pelo celular. “O Twitter é meu analista”, brinca Renata, que costuma postar fatos do cotidiano, mas também assuntos ligados à profissão. Ela diz que usa o serviço para se manter atualizada. “Ele é instantâneo. Sigo pessoas ligadas à moda, designers e gente interessante”, conta. Ela já pensa, no entanto, em separar as coisas e criar uma identidade só para a empresa. Sobre a mudança no perfil das postagens do Twitter de forma geral, Renata é enfática. “Cada um cria seu conceito de uso para o Twitter”, diz.

Menino de 12 anos salve outro de 6

Um menino de 12 anos foi enterrado como herói, nesta terça-feira (4), em Belém. Ele morreu tentando salvar a vida de um amigo. Moradores de Belém estão abalados com o crime e saíram às ruas para pedir punição para os envolvidos. “Foi uma crueldade o que fizeram com ele”. Segundo a polícia, no domingo (2), três criminosos chegaram em uma rua atirando. Queriam matar um homem que tinha impedido o grupo de roubar um celular. Crianças brincavam na rua quando os bandidos começaram a atirar. Ao perceber o perigo, Emerson Gomes, de 12 anos, correu e usou o próprio corpo para proteger um dos amiguinhos, um menino de 6 anos. Emerson acabou baleado. Ele abraçou a criança no momento que houve os disparos. Ele protegeu a criança e veio a ser atingido”, disse a delegada Cyntia Viana. O tiro acertou o quadril de Emerson, que chegou a ser socorrido, mas morreu na segunda-feira (3) no hospital. O enterro foi na tarde desta terça. “Eu estou arrasada porque tiraram um pedaço de mim”, disse Esmelinda Gomes, mãe do menino. A mãe comentou a atitude do filho. “É um orgulho pra mim, porque ele morreu, mas deixou uma vida que é uma criança”, comentou. Para a família do menino que foi salvo, Emerson será lembrado para sempre. “Ele morreu como um herói para mim. Tudo isso que ele fez pelo meu filho, para mim ele foi um herói”, disse a mãe, que não quer se identificar. O homem procurado pelos criminosos não ficou ferido.

Desigualdade de renda no País cai ao menor nível

Embora a crise financeira internacional tenha causado retração da economia brasileira no quarto trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009, a desigualdade de renda no Brasil diminuiu no primeiro semestre deste ano e registrou a maior queda contínua desde março de 2002, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em junho, o índice de Gini atingiu 0,493 ponto, o menor nível desde 2002, quando começou a ser apurado pelo Ipea com base nas informações sobre rendimento da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de Gini é um coeficiente criado pelo italiano Corrado Gini em 1912 para medir a desigualdade, e varia de zero a 1. Quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade, e quanto mais perto de zero, menor a desigualdade. De janeiro a junho deste ano, a desigualdade de renda no País caiu 4,1%. A pesquisa abrange seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Segundo o Ipea, desde março de 2002 a desigualdade de renda no País caiu 7,6% - na época, o índice de Gini era de 0,534. Desde dezembro de 2002, quando o coeficiente atingiu 0,545, o pior resultado da série, a redução da desigualdade foi de 9,5%. Em outros dois períodos de destaque na redução contínua da desigualdade, o resultado foi inferior ao registrado de janeiro a junho deste ano. De abril a novembro de 2003, a desigualdade caiu 3,6%; e de março a outubro de 2007, 3,4%. De acordo com o instituto, a redução do índice de Gini "pode estar relacionada tanto à perda de valor real das maiores rendas do trabalho como à proteção do conjunto dos rendimentos na base da pirâmide ocupacional nas regiões metropolitanas". "De um lado, a crise se manifestou de forma mais concentrada no setor industrial, que geralmente paga os melhores salários. De outro lado, temos a proteção da renda na base da pirâmide social brasileira, com aumento do salário mínimo e políticas de transferência de renda previdenciárias e assistenciais", afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Embora a redução da desigualdade tenha sido intensa no período, Pochmann ponderou que ela ainda não é suficiente. "Um índice de Gini acima de 0,4 ainda representaria péssima distribuição de renda. Há uma tendência de queda, mas ainda estamos longe de chegar a algo comparável a países mais avançados", admitiu. POBREZA - Segundo a pesquisa divulgada hoje, a taxa de pobreza chegou a 31,1% da população em junho deste ano nas seis regiões metropolitanas, atingindo 14,5 milhões de pessoas. Em março de 2002, a taxa de pobreza era de 42,5% da população e atingia 18,5 milhões de habitantes. Nesse período de sete anos, quatro milhões de brasileiros deixaram a pobreza, uma redução de 26,8%. De janeiro de 2007 a junho de 2009, a pobreza caiu 6,1%, de forma ininterrupta, a uma média mensal de 0,35%. A pobreza desde 2002 diminuiu mais fortemente em Belo Horizonte, onde a queda foi de 35,5%, Porto Alegre (-33,6%) e Rio de Janeiro (-31,2%), e de forma mais lenta, abaixo da média nacional de 26,8%, em São Paulo (-25,2%), Salvador (-23,9%) e Recife (-14,1%). Em junho, a maior taxa de pobreza foi registrada em Recife (51,1%), e a menor em Porto Alegre (25,7%). Em São Paulo, ela chegou a 27%; no Rio, 29,6%; em Belo Horizonte 30%; e em Salvador, 44,3%. No Rio, 1,4 milhão de pessoas deixaram a pobreza; em São Paulo, 1,3 milhão; em Belo Horizonte, 600 mil; em Porto Alegre, 400 mil; em Salvador, 200 mil; no Recife, 100 mil pessoas. No comunicado, o Ipea destaca que os indicadores sociais apresentaram um comportamento diferente nessa crise em comparação ao que normalmente ocorria em períodos de retração da economia. "A situação atual apresenta algo de novo em relação a outros momentos de grave manifestação de crise econômica no Brasil. Ao contrário dos períodos de 1982/83, 1989/90 e de 1998/99, quando a inflexão econômica implicava aumento da pobreza nas regiões metropolitanas, não se observa crescimento na taxa de pobreza desde o último trimestre de 2008", diz o texto. A instituição ressalta que ainda é preciso analisar o que motivou essa mudança, mas afirma que "a interferência da política anticíclica deve também estar resultando em efeitos compensatórios suficientes para evitar o agravamento social nas regiões metropolitanas".

Nova gripe já deixa pelo menos 14 milhões de alunos sem aula em 5 estados

Pelo menos 14 milhões de alunos da rede de ensino estadual de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos alunos da rede municipal da capital paulista, estão sem aula por determinação do governo como estratégia para conter o avanço da nova gripe.O número pode ser ainda maior porque as prefeituras também têm a prerrogotiva de suspender as aulas na rede municipal de ensino. No Rio, Paraná e Minas, as aulas na rede estadual serão retomadas na próxima segunda-feira (10). Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, a previsão de reinício é dia 17.

Acidente com motos no Pajeu continuam matando

Um caminhão Mercedez Benz de cor branca, placa AJK 5035 colidiu frontalmente com uma Moto Honda, CG150 Titan, cor vermelha ano 2008, placa MOL 5276-PB, na madrugada desta segunda (03) e causou a morte das 03 (três) pessoas que estavam na moto, todas jovens dos municípios de Itapetim e Teixeira-PB, que tiveram morte imediata. O motorista do caminhão Mercedes bens envolvido no acidente evadiu-se do local. Morreram Leandra Janaina de Lima Ricardo,17anos, Marileide Alves, 24 anos ambas de Itapetim e Martinho Souza dos Anjos, 20 Anos, do Sitio Santo Agostinho de Teixeira-PB. No domingo(02) em Afogados da Ingazeira já havia sido localizado o corpo de Adailton Pereira de Lima, 38 anos, residente na Rua Augusto Cerquinha, 205, centro de Afogados. Ele perdeu o controle da moto que guiava na saída da PE 292 para Iguaracy, bateu em um poste e teve morte imediata. Foi sepultado na segunda (03).

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Transporte escolar em Afogados da Ingazeira e Pajeú

Muito se fala em outras partes do Brasil e do mundo que o nordeste não produz qualidade no ensino. Pouco se fala das condições na qual os nossos alunos nordestinos se encontram. O maior exemplo do esquecimento quanto à situação deplorável dos nossos estudantes encontra-se em nossa região do Pajeú. Deplorável porque tudo inicia no modo de transportar estas crianças e adolescentes, são carros que não oferece o mínimo de conforto, chamado (Pau-de-arara). É um disparate irretorquível na atual conjuntura tratar pessoas como animais que vão para o abate. Estes alunos são transportados iguais a “porco”, “galinha” ou “boi”. Como estudantes tratados desta maneira podem se transformar em brilhantes mentes, cidadãos?Fala-se que não há dinheiro para investir em transportes adequados, mas a grande pergunta é por que se gasta 120 mil por mês aproximadamente em Afogados da Ingazeira com transporte escolar, em vez de comprar um ônibus apropriado com este mesmo dinheiro? Por que contratar empresas terceirizadas para realizar este transporte em vez de fazer concurso público para motorista? Empresas com lucros exorbitantes, faturamentos que não dá para entender frente às condições dos alunos. Onde o dono desta empresa adquire patrimônio e o transporte continua o mesmo!Muitas propagandas são transmitidas diariamente quanto ao avanço da rede pública de ensino, todavia para onde vai o investimento com relação a estes transportes escolares? Onde estão os pais destas crianças e adolescentes que não exigem das autoridades públicas seus direitos com relação ao estatuto da criança e do adolescente? Para exigir garantias constitucionais e humanas? Nosso Nordeste não pode mais ser tratado desta maneira! As pessoas têm que exigir mudanças para que seus filhos não acabem perdendo o estímulo nos estudos ou até mesmo perdendo a vida num caminhão F-4000. Falta dinheiro ou honestidade para melhorar a vida dos alunos e o futuro da nossa região?


Texto de Itamar França

Definidas as atrações da festa de Jabitaca


A edição deste ano da Festa de Nossa Senhora dos Remédios (Jabitacá) está definida pelo governo Municipal, com apoio do Ministério do Turismo :
Dia 06/08 - Acorde Matuto e Cowboys Fora da Lei;
Dia 07/08 - Forró Blekaut;
Dia 08/08 - Flor da Terra e Forró Capital;
Dia 09/08 - Janailson e Banda Feras;
Dia 10/08 - Tenda Eletrônica, Edson Lima e Gatinha Manhosa;
Dia 11/08 - Tenda Eletrônica e Mauricinhos do Forró;
Dia 12/08 - Forró dos Plays e Gustavo Pinheiro;
Dia 14/08 - Os Nonatos e Juninho Forró Mió.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Professor estadual vai poder ganhar até R$ 7 mil em São Paulo

O governador de São Paulo, José Serra, vai lançar na próxima terça-feira projeto para que um professor da rede estadual tenha um salário de até R$ 7 mil e um diretor, R$ 8 mil --os valores são cerca do dobro que essas categorias atingem atualmente, depois de chegar ao máximo da carreira. Mas, para chegar lá, eles terão de submeter a vários testes, não faltar às aulas e ficar pelo menos três anos na mesma escola. Foi o jeito encontrado de reduzir a rotatividade e o absenteísmo, além de estimular a formação. A educação é apontada como uma das áreas mais vulneráveis da gestão do PSDB em São Paulo --a imensa maioria dos alunos sai do ensino médio sem saber ler e escrever adequadamente. Neste ano, foi lançada a obrigatoriedade para que todo professor que passe no concurso tenha de ficar pelo menos quatro meses estudando até ir para sala de aula. Ninguém será obrigado a fazer os exames, mas, aí, terá se submeter aos aumentos regulares, baseados em tempo de serviço e diplomas --um professor com 40 horas/aulas ganha, no final da carreira, cerca de R$ 3.800 mensais.
Da Folha de S.Paulo - Gilberto Dimenstein

Brasil discute presença militar dos EUA em nossas fronteiras

O governo brasileiro questionará o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jim Jones, que vem a Brasília nesta semana, sobre um documento da Força Aérea dos EUA apresentado em abril, num seminário militar, defendendo o uso de uma base no centro da Colômbia, como plataforma de operações de longo alcance. O documento põe em dúvida as versões preliminares dos EUA e da Colômbia de que a ampliação do acordo militar dos dois países visa exclusivamente o combate ao narcotráfico, sem nenhum objetivo estratégico militar. Pelo documento, operações a partir da base de Palanquero com o avião militar C-17 podem cobrir metade do continente sem necessidade de paradas técnicas de reabastecimento, o que reforça a desconfiança do Brasil e de países vizinhos de que o objetivo da ampliação militar americana na Colômbia não é interno, para combate à narcoguerrilha, mas externo, para aumentar a presença dissuasória no continente.


Informações da Folha de S.Paulo

Brasileira, argentina e americana disputam guerra do silicone


Os fãs da “texana” Sheyla Hershey alardeavam, até o fim de 2008, ser dela o título de mulher com as maiores próteses de silicone do mundo. Jornais como o "New York Post" e o britânico "Daily Star" publicaram reportagens sobre o suposto recorde da brasileira, que nasceu Sheyla Almeida em 1979 em Vitória, no Espírito Santo, mudou-se para o Texas em 2002 e casou-se com Derik Hershey. Ela fez nove cirurgias para aumentar os seios. A última delas no Brasil, depois que os médicos norte-americanos recusaram-se a operá-la. As leis do Texas proíbem tanto silicone em uma só pessoa. Além disso, ficaram com medo de que Sheyla apresentasse problemas musculares, respiratórios ou posturais em decorrência de todo aquele volume extra. Havia ainda o risco de ruptura de tecidos ou da própria prótese. Sheyla chegou a ter 7 litros de implantes (outras fontes dizem que ela “não passou de 5,5 litros”). Sua meta era chegar aos 10 litros em dezembro de 2008. Mas em novembro descobriu que estava grávida. Para alívio dos familiares, que não aprovam sua obsessão, Sheyla não só desistiu temporariamente do recorde como também retirou grande parte dos implantes para não prejudicar o desenvolvimento e a amamentação da criança. Ela estaria agora com 1 litro de silicone. O caminho ficou livre para as duas outras concorrentes mais fortes: a cantora e apresentadora argentina Sabrina Sabrok e a atriz pornô americana Maxi Mounds. Biografias de Mounds na web garantem que suas medidas foram homologadas pelo Guinness, o Livro dos Recordes, em fevereiro de 2005: parte inferior do seio com 91,44 cm e ao redor dos seios, acima do mamilo, com 153,67 cm. Sheyla teria chegado, no máximo, a 125 cm.




Representante do Pajeu empata e decide vaga em casa

O Afogadense empatou neste domingo em 2 a 2 com o Atlético Pernambucano. Com o resultado, a equipe ficou em segundo no grupo e decidirá vaga para elite do futebol pernambucano contra o Araripina. Alex Paraíba e Buiú marcaram os tentos do Afogadense em Água Preta. No outro jogo o Ferroviário do Cabo bateu o Pesqueira ficou com a primeira colocação. Vai enfrentar o Vera Cruz nas semifinais. A corrida agora será pelas arquibancadas móveis no Vianão para não perder o mando de campo. O primeiro jogo será domingo em Afogados da Ingazeira.