sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bicicleta vira isca para medir grau de 'bandidagem' em Buenos Aires

Quanto tempo demora para uma bicicleta ser roubada em uma cidade? Usando câmeras escondidas e bicicletas baratas como isca, um argentino criou um método para medir o nível de segurança dos bairros de Buenos Aires. Segundo a hipótese, a segurança é maior nos lugares em que a bicicleta permanece mais tempo intacta antes de ser levada. "Não é uma estatística, mas isso mostra que talvez a qualidade de vida seja pior nos bairros em que a bicicleta é roubada rapidamente", diz o publicitário Mariano Pasik, de 37 anos. Ele grava vídeos dos roubos e publica no site "La prueba de la bicicleta". Mariano espera que outras pessoas colaborem com o projeto, mas não quer criar uma central de vigilância. Ele censura o rosto dos ladrões e diz ter ficado chocado com comentários no site pedindo pena de morte para quem leva as bicicletas."Pelos vídeos você vê que não são ladrões profissionais. São pessoas que caem na tentação e decidem cometer um crime. Elas se transformam no momento em que pegam a bicicleta", explica. Na definição dele, o projeto é "parte arte, parte reality show, parte jornalismo e parte diversão".

Família serra casa ao meio para facilitar divórcio no Camboja

A divisão de bens de um casal do Camboja resultou em uma casa serrada pela metade na província de Prey Veng. A solução foi tomada para 'facilitar' a separação, evitando o processo burocrático do divórcio.

Prefeito de Afogados da Ingazeira manda recado para Gonzaga Patriota

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares(PSB) foi curto e grosso para o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB), novamente derrotado para a Prefeitura de Petrolina : “Você pode ter achado ruim perder mas eu não achei muito não. Pelo menos vou continuar tendo um Deputado que preste para brigar por nossos projetos”.

Do Site Nill Junior

TSE determina realização de segundo turno em Campos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta quinta-feira (9) levar a eleição para prefeito em Campos dos Goytacazes (RJ) para o segundo turno, no próximo dia 26. A disputa será entre Arnaldo Vianna (PDT) e Rosinha Garotinho (PMDB), que no domingo (5) havia sido declarada vencedora do pleito, com 78,9% dos votos válidos.Os números do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), no entanto, não corresponderam ao resultado real da eleição, uma vez que os votos recebidos por Vianna tinham sido considerados nulos, porque a candidatura do pedetista estava impugnada pela Justiça Eleitoral. A impugnação ocorreu após as contas referentes à época em que Vianna prefeito, em 2003, terem sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com o Cartório Eleitoral de Campos, Vianna obteve 108.210 votos contra 118.245 de Rosinha. Como os votos do pedetista não haviam sido considerados, pelo fato de a candidatura estar "sub judice" (quando ainda cabem recursos judiciais), na divulgação do resultado da votação, o índice de votos nulos na cidade chegou a 44,14%. O município possui mais de 200 mil eleitores –são 322.839– e, por isso, terá segundo turno.Nesta noite, ao analisar recurso de Arnaldo Vianna contra a impugnação de sua candidatura, os ministros do TSE decidiram anular a decisão da Justiça Eleitoral do Rio, que havia declarado o pedetista inelegível. Os magistrados determinaram também que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio reavalie as supostas irregularidades nas contas do candidato. Caso o TRE reveja a impugnação de Vianna antes do dia 26, e o TSE o julgue inelegível antes desta data, a realização do segundo turno do pleito em Campos será anulada. Ainda cabe recurso contra a decisão do TSE. Tanto o Ministério Público Eleitoral, quanto a a coligação da candidata Rosinha Garotinho podem entrar com uma ação questionando a decisão do tribunal. Durante sustentação oral no TSE, o advogado de Vianna, André Ávila, afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou regulares as obras apontadas como motivo para a rejeição de contas do candidato."O TCU não apontou superfaturamento", disse Ávila. "O tribunal de contas rejeitou as contas apenas porque elas não haviam sido prestadas a tempo", completou. O advogado acrescentou também que a jurisprudência do TSE considera que atraso na prestação de contas não é "irregularidade insanável que justifique impugnação de candidatura".

Do Portal G1

Suspeito e vítima de crime no Ibirapuera eram colegas de trabalho, diz polícia

O garçom indiciado pela morte de um outro homem perto do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, disse que era ameaçado pela vítima, segundo informações da Polícia Civil. O delegado responsável no entanto, desqualifica a afirmação. “Ele alega que a prática do crime se deveu em razão de estar sendo ameaçado pela vítima, coisa que nós refutamos. Não há indícios sobre isso”, afirmou o delegado Adilson Aquino, do 36º Distrito Policial, no Paraíso. Segundo Aquino, a vítima também era um garçom e trabalhava com o suspeito em uma lanchonete do parque. A polícia informou que o autor dos disparos foi demitido há cinco meses. O delegado acredita na hipótese de vingança.O crime aconteceu por volta das 16h desta quinta-feira (9), na Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao portão 10 do parque. O suspeito foi detido em uma moto por policiais militares logo depois, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, com base no boletim de ocorrência. Ele responderá por homicídio doloso qualificado. Com o suspeito, foi apreendido um revólver calibre 38. A vítima foi levada para o Hospital São Paulo, na Vila Mariana, na Zona Sul, em estado grave, mas morreu no local.

Do Portal G1

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Vem ai a 4ª edição da FEAP (Feira de Empreendedores do Alto Pajeu)

Apartir de 16 de Outubro até o dia 18 do mesmo mês, acontece, em São José do Egito-PE. A 4ª edição da Feira de Empreendedores do Alto Pajeu, realizada pela Câmara de Diligentes Logistas e ACIAGRO de São José do Egito, a feira disponibilizou esse ano 30 estandes para as empresas, e já estam todos vendidos. além da exposição das marcas que já confirmaram presença no evento ainda terá shows musicais com grandes atrações, como: Geraldinho Lins, Delmiro Barros, Banda Pinga Fogo, Luciene Melo e outras atrações. Participe você também deste grande evento de 16 a 18 de Outubro proximo ao Pátio da feira livre.

Polícia prende quadrilha acusada de fraudar benefícios do INSS

Quatro pessoas foram presas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, nesta quarta-feira (8), acusadas de fraudar aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o delegado Mitiaki Yamamoto, da Delegacia Seccional de São Bernardo, um perito do posto de São Bernardo de INSS recebia propina para fornecer laudos médicos encomendados pela quadrilha para serem usados na autorização dos benefícios. Ainda de acordo com o delegado, uma das pessoas que pagou a quadrilha para obter o benefício se arrependeu e denunciou o grupo para a polícia. Ela alegou ter procurado a quadrilha para não enfrentar os entraves burocráticos habituais e não foi incriminada pela polícia. "Ela realmente tinha um problema que a impedia de exercer suas funções habituais", disse o delegado Mitiaki Yamamoto. O médico, duas mulheres e outro homem foram autuados por formação de quadrilha e corrupção passiva.

Do Portal G1

Sargento gay pede baixa do Exército

O sargento Laci de Araújo, que revelou em entrevista a ÉPOCA sua homossexualidade, pediu baixa do Exército na manhã desta quarta-feira (8). A informação foi confirmada pelo parceiro de Laci, o ex-sargento Fernando de Alcântara. Laci está detido no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, por causa de uma punição administrativa por ele ter viajado a São Paulo no dia 3 de junho e ter concedido uma entrevista a um programa de TV sem autorização de seus superiores. Ele também foi condenado criminalmenente por deserção. Ele alega, no entanto, que não compareceu ao serviço por estar doente. Aparentemente, Laci não poderia pedir dispensa do cargo pois ainda teria pendências com a Justiça Militar – ele ainda precisa cumprir parte da pena de seis meses por deserção e está detido até sexta-feira (10) por conta do processo administrativo. Os advogados do sargento, no entanto, vão tentar explorar uma brecha no Código Processual Militar que afirma que os militares incorporados não podem pedir baixa se tiverem contas a prestar a Justiça Militar. A defesa de Laci, porém, alega que ele não é incorporado – um soldado que ingressou recentemente na Força –, mas um profissional de carreira do Exército. A intenção inicial do sargento era conseguir a reforma –a aposentadoria militar. Como sua doença não foi reconhecida pelo seu comandante, Laci decidiu pedir dispensa, que não permite recebimento de aposentadoria ou benefícios. Segundo o parceiro Fernando, Laci chegou a um ponto que não conseguia mais resistir às pressões impostas pelos colegas de farda. “Uma hora temos de aprender a recuar, a saúde do Laci vale mais que tudo”. O pedido de baixa foi entregue no Hospital Geral de Brasília, onde Laci trabalha. Ele deve seguir para o Alto Comando do Exército, que pode recusar o pedido. ÉPOCA entrou em contato com o Centro de Comunicação Social do Exército, mas não obteve resposta.

Do Portal G1

Cozinheira é detida ao tentar registrar filho de cunhada

Uma cozinheira foi levada para a delegacia, nesta quarta-feira (8), em Belo Horizonte, depois de tentar registrar um bebê como se fosse seu filho. A mãe, de 22 anos, conta que não chegou a ficar com a criança. O bebê foi entregue à cunhada, uma cozinheira, assim que saiu da maternidade. “Meu pai não aceitou a criança na minha casa, aí eu pedi para minha cunhada tomar conta dela”, afirma a mãe. O acordo feito entre as duas mulheres foi descoberto. No cartório, um funcionário desconfiou da mulher, que tentava registrar o bebê. O nome da mãe biológica, que estava no documento da maternidade, havia sido rasurado. A cozinheira nega. “Eu não rasurei o documento, eu sei que isso é crime”, diz. “Ela até pode ter pensando com carinho em ter um filho, mas ela foi pelos meios ilegais”, disse a conselheira tutelar Berenice Lima. De acordo com Berenice, não é a primeira vez que a mãe tem problemas. Em 2006, a mulher perdeu a guarda de três filhos. A cozinheira que tomava conta da criança teve entregar o bebê, que ganhou uma certidão de nascimento no fim da tarde desta quarta-feira. As mulheres prestaram depoimento e devem ser liberadas. Se for comprovada a rasura no documento, a cozinheira será indiciada por falsidade ideológica. A mãe pode perder a guarda do bebê.

Do Portal G1

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Número de urnas motiva protesto em Gravatá

Uma diferença entre o número de seções e a quantidade de urnas motivou o protesto de eleitores do município de Gravatá, no Agreste pernambucano, na tarde da última segunda-feira (6). Os manifestantes tentaram invadir o fórum da cidade, alegando que os votos de seis urnas não haviam sido computados. Mas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), essas urnas nunca existiram. Como a quantidade de eleitores em seis das 155 seções do município é muito pequena, elas foram agregadas porque, para o TRE, não justifica abrir uma seção eleitoral com apenas 20 eleitores. Dessa forma, o pleito em Gravatá só conta com 149 urnas – ou seja, uma mesma urna atende a eleitores de mais de uma seção. Sem o conhecimento dessa informação, os correligionários do candidato Bruno Martiniano (PRB / PT / PTB / PP / PT do B / PTC) – que ficou em segundo lugar por uma diferença de apenas 90 votos – cogitaram a possibilidade de fraude eleitoral e reivindicavam a apuração dos votos das urnas inexistentes.
As polícias Civil e Militar foram acionadas para conter os manifestantes que se aglomeravam em frente ao fórum. Até que a advogada da coligação, Delane Lins, acalmou os eleitores, convencendo-os a sair. O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Silvio Romero Beltrão, explicou que o setor jurídico do partido pode entrar com uma representação junto ao TRE para que o órgão investigue se houve ou não irregularidade. Com 20.969 votos – o que corresponde a 49,69% do total válido –, foi eleito em Gravatá o candidato Ozano, da coligação que abrangia os partidos PDT / PMN / PSL / PMDB / PRP / DEM / PSC / PSDB / PRTB / PPS.

Da TV Asa Branca

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Britânica paga R$ 37,8 mil para seu gato voltar a miar

A britânica Jean Kelly encarou uma conta de 10 mil libras esterlinas (cerca de R$ 37,8 mil) para seu gato voltar a miar.
Depois de o bichano Cadbury apresentar um problema na laringe, que o impedia de emitir sons, sua dona decidiu que gastaria o equivalente a R$ 18,9 mil para operá-lo. Alguns dias de internação, meses de cuidados intensivos e exames fizeram essa conta dobrar, segundo o jornal “Telegraph”. Felizmente para Jean, o convênio do bichano reembolsou cerca de R$ 22 mil. Ainda assim, ela arcou com o resto dos gastos e acabou cancelando sua viagem de férias para a Namíbia. “Não pensei em mim, mas sim na qualidade de vida de Cadbury. Sei que ele não é muito jovem e quis que ele tivesse uma chance”, afirmou, garantindo que valeu a pena. Cadbury, que mora com Jean em Olney (Buckinghamshire, Inglaterra), se recuperou bem da cirurgia. Isso significa que ele voltou a miar bastante, quando senta em seu local favorito da casa.

Brasil elege quase 500 prefeitas no primeiro turno, diz TSE

Ainda faltando a definição da eleição em alguns municípios, quase 500 mulheres foram eleitas prefeitas no primeiro turno. Entre os 5.484 eleitos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza 498 mulheres eleitas para comandar municípios do país.O número de prefeitas, porém, deve ser maior, já que o total de cidades com prefeitos eleitos subiu para 5.527 e, entre os eleitos, estão, pelo menos, 505 mulheres. Além disso, há mulheres garantidas no segundo turno, que acontece em 26 de outubro. Segundo o TSE, as mulheres representaram mais de 9% dos prefeitos eleitos no primeiro turno, superando as duas últimas eleições. Em 2004, o percentual de prefeitas foi de 7,32%, contra 5,32% registrado no pleito de 2000. "As mulheres avançaram na direção da titularidade das chefias executivas", disse o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, nesta segunda-feira (6), ao analisar os resultados do primeiro turno das eleições municipais. São Paulo, que conta com 645 municípios, registrou o maior número de prefeitas eleitas - 52, seguido por Minas Gerais, que elegeu 50 mulheres para comandar prefeituras do estado. Na seqüência, vem a Bahia, com 46 prefeitas eleitas. Apenas um dos 26 estados não elegeu nenhuma prefeita. Em Roraima, os 15 eleitos são homens. No Acre, as mulheres vão comandar dois dos 22 municípios do estado, enquanto o Amapá registrou três vitórias femininas entre as 16 cidades.


Do Portal G1

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições 2008, resultados consagram prefeitos do Pajeu

Ontem foi realizada a eleição 2008 em todo país, em mais de 5 mil municipios,, em Pernambuco de forma especial, na região do vale do Pajeu, algums prefeitos que se candidataram para um segundo mandato, tiveram a consagração nas urnas. É exemplo Sávio Torres, em Tuparetama, Adelmo em Itapetim, Totonho em Afogados da Ingazeira e Evandro Valadares em São José do Egito.

domingo, 5 de outubro de 2008

Seis milhões de pernambucanos dão as cartas nas urnas

Seis milhões de pernambucanos elegem prefeitos e vereadores de 184 municípios, a partir das 8h de hoje. Até às 17h, as seções eleitorais recebem o cidadão munido de título de eleitor ou de um documento com foto. Somente no Recife, são 1,1 milhão de pessoas aptas a votar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco.O resultado das eleições deverá ser divulgado ainda neste domingo, até o final do dia, inclusive nos municípios no interior do estado. Em todo o Brasil, quase 130 milhões de pessoas vão às urnas em 5.562 municípios, numa operação gigantesca que deve custar R$ 500 milhões, estimados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.Pernambuco conta com mais de 700 candidatos a prefeito e vereador. Recife possui o maior colégio eleitoral, com 1.108.385 eleitores, seguida por Jaboatão dos Guararapes com 388.930 eleitores. O terceiro maior colégio é Olinda, com 289.880 eleitores. Somente esses três municípios podem contar com segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores aptos a votar. Caruaru tem o maior eleitorado do Agreste, mas ainda não atingiu a marca de 200 mil. A cidade apresenta 188.527 votantes. O arquipélago de Fernando de Noronha não tem eleição, a exemplo de Brasília. O menor eleitorado é em Ingazeira, no Sertão, com 3.253 eleitores, seguido de Itacuruba com 3.741.


Do Diario de Pernambuco

Que feio!!!

Em Bonito, no Agreste pernambucana, na última carreata de ontem, aliados dos candidatos Ruy Barbosa e Maria Lúcia, que polarizam a disputa, se agrediram jogando pedras em direção aos carros. Resultado: muita gente atingida e hospitalizada. O Governo do Estado teve que enviar um reforço policial para o município.