sábado, 17 de outubro de 2009
Fim de Festa
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
PEC sobre diploma de jornalistas pode ser votada na próxima semana
Lula visita obras em Cabrobó e Salgueiro
A agenda do presidente Lula em seu último dia de visita às obras de transposição do Rio São Francisco termina nesta sexta-feira (16). Em Cabrobó, no Sertão pernambucano, o petista visita obras e participa de encontro com trabalhadores do Eixo Norte, por volta das 8h45. Em seguida, visita a Vila Produtiva Rural do Junco, no município de Salgueiro, onde 85 famílias serão beneficiadas com 55 moradias. Na programação, será sorteada uma casa para entrega simbólica da chave.O Eixo Norte vai atender os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. No total, já foram executadas 13,7% das obras, que compreende os lotes de 1 a 8, além do 14. A previsão é de que tudo fique pronto apenas em 2012, após o mandato do presidente Lula. Depois da visita em Salgueiro, Lula segue para o município de Petrolina, de onde embarca para Brasília.
Menina de dois anos é acusada de vandalismo no Reino Unido
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Chances do emprego temporário aumentam com a chegada do fim de ano
Da Agencia Brasil
Economistas dos EUA Elinor Ostrom e Oliver Williamson levam Nobel
Dois economistas norte-americanos, Elinor Ostrom e Oliver Williamson, que estudam a forma como as decisões são tomadas fora dos mercados, nos quais muitos economistas focam, receberam nesta segunda-feira (12) o Prêmio Nobel de Economia. Professora da Universidade Indiana em Bloomington, Illinois, Elinor é a primeira mulher a levar o prêmio na história. Antes desta segunda-feira, 62 homens já haviam conseguido a honraria, lançado em 1968, para celebrar o 300º aniversário do Banco Sueco. Os primeiros premiados com o Nobel de Economia foram anunciados em 1969. O júri desta edição citou entre as qualidades de Elinor "sua análise da governança econômica", especialmente em aspectos comuns às pessoas em geral, como a forma como os recursos naturais são gerenciados como recursos comuns. Essa área de pesquisa, mostrou Elinor, é relevante para questões relativas ao aquecimento global e sugere que as decisões dos indivíduos podem ajudar a resolver o problema, mesmo que os governos já trabalhem em acordos internacionais. O comunicado dos jurados notou que a pesquisadora "desafiou a sabedoria convencional de que a propriedade comum é mal gerenciada e deveria ser regulada por autoridades centrais ou privatizada". Baseada em vários estudos, analisando florestas, pastagens e lagos, entre outros, ela concluiu que os resultados mais comuns são "melhores que os previstos pelas teorias convencionais". "Ela observa que os usuários do recurso frequentemente desenvolvem mecanismos sofisticados para tomadas de decisão e cumprimento das regras para lidar com conflitos de interesse, e ela caracteriza as regras que promovem resultados bem-sucedidos", apontou o júri. Elinor descreveu o prêmio como "uma imensa surpresa". "Eu estou um pouco em choque", confessou. Ela é Ph.D. Em Ciência Política, mas disse se considerar uma economista política. Williamson trabalha na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ele foi agraciado por "suas análises da governança econômica, especialmente os limites da firma" - a razão pela qual algumas decisões econômicas ficam a cargo dos mercados e outras dentro das corporações. O comunicado do júri lembrou que "quando a competição de mercado é limitada, as empresas são mais capacitadas para resolver conflitos que os mercados". Williamson estudou as condições para que as companhias ganhem espaço na resolução de conflitos e os limites para isso. O Nobel de Economia é oficialmente chamado Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Os dois economistas dividirão 10 milhões
Garoto de dois anos tem QI igual ao de Einstein
Um garoto de dois anos e cinco meses, morador de Reading, a 40km de Londres, obteve em um teste de QI (coeficiente de inteligência) uma pontuação equivalente à dos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking. Os testes de vocabulário e com números comprovaram que Oscar Wrigley faz parte dos 2% da população com QI mais alto. Com isso, Wrigley se tornou o mais jovem garoto a fazer parte da Mensa, a sociedade que reúne pessoas com QI alto. O membro mais jovem da Mensa é a garota Elise Tan Roberts, de Edmonton, no norte de Londres, aceita no início deste ano à idade de dois anos e quatro meses. Joe Wrigley, o pai do garoto, disse à BBC que através da Mensa espera poder encontrar outros pais de crianças com QI alto que os "ajudem" com a criação do filho. Por ora, ele afirmou, o menino - que é muito jovem para frequentar a escola - será educado em casa. A mãe de Oscar, Hannah, disse que, no início, pensou que seu filho era apenas "uma criança muito inteligente", mas que, aos 18 meses, o garoto já se sobressaía."Aos 18 meses eles devem conhecer por volta de 20 palavras. Nós começamos a fazer uma lista e paramos no número 600. Eram resmas e resmas de papel", disse.
Do Portal G1