quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Teste de urina pode decretar fim do exame de toque para acusar câncer de próstata

Cientistas dos Estados Unidos anunciaram ter encontrado um potencial biomarcador que poderia no futuro levar à criação de testes que diagnostiquem câncer de próstata a partir de análise da urina. A pesquisa, conduzida por Arul Chinnaiyan e colegas da Escola Médica da Universidade de Michigan, ganhou nesta semana as páginas da prestigiosa revista científica "Nature".
Ao comparar a urina de pacientes vitimados por tumores na próstata com a de indivíduos saudáveis, os cientistas descobriram que uma substância chamada sarcosina aparecia em níveis mais altos nos pacientes com cânceres mais agressivos. Para confirmar a correlação, os cientistas fizeram pesquisas de laboratório, com culturas de células benignas da próstata. Eles simplesmente injetaram sarcosina nessas amostras, e o resultado foi a transformação dessas células em agressivas unidades cancerosas, capazes de se espalhar. Daí, já ficou mais do que claro que a molécula recém-identificada deve ter um papel importante na doença. Esta é a primeira vez que um marcador para câncer de próstata foi detectado na urina. A expectativa é que o futuro das pesquisas ajude a desenvolver testes mais fáceis e menos invasivos para diagnosticar os tumores. A descoberta é sobremaneira interessante porque parece distinguir tumores benignos, menos preocupantes, e aqueles capazes de agredir mais forte e rapidamente o organismo -- os que exigem tratamento radical e imediato. Os cientistas esperam que o achado possa um dia não só facilitar o diagnóstico de câncer, mas também indicar novos caminhos para o desenvolvimento de intervenções terapêuticas.

Lula vai prometer tira trasnordestina do papel

Na sua visita a Salgueiro, nesta quinta-feira, para visitar o canteiro de obras da Transposição do São Francisco, o presidente Lula deve anunciar que até o final do mês o Ibama irá liberar as licenças ambientais da obra, com o objetivo de destravar o que ele já disse ser a maior de suas realizações no governo. Anuncia a pobre obra desde 2003. Já vai no segundo governo. Em 2006, o titular deste blog, na condição de repórter de Economia, acompanhou, no interior do Ceará, uma das milhares de assinaturas para a obra, não por acaso, em meio à campanha eleitoral como agora. A outra promessa que Lula fará, na visita em questão ao interior de Pernambuco, será o equacionamento das verbas do Finor para que a CFN toque a obra. A conferir, na prática a teoria tem sido outra. A obra prevê investimentos de R$ 5,4 bilhões. O trecho em questão, na banda pernambucana, soma 163 quilômetros, entre as cidades de Salgueiro e Trindade. Dividido em duas partes. Na prática, trata-se de um aceno para os produtores de gesso da região de Araripina ou agrícola do Sul do Piauí.

Prefeitos preferem ir a Brasilia do que a Salgueiro

A maioria dos prefeitos do Pajeú não vai a Salgueiro sob o argumento de que já foram a Brasília no Encontro Nacional discutir projetos para seus municípios. Preferiram viajar 2.500 quilômetros do que os pouco mais de 200 quilômetros a Salgueiro. Uma das exceções é o prefeito de Afogados, Totonho Valadares (PSB) que fez o contrário.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Acidente na BR-232 mata três pessoas e deixa duas feridas

Um acidente na noite dessa segunda-feira (9) na BR-232, quilômetro 120, em Encruzilhada de São João, município de Bezerros, no Agreste, matou três pessoas e deixou duas feridas.
O veículo da Prefeitura de Caetés, um Fiat Uno, placa KHH-9151, que seguia para a cidade do Recife com cinco pessoas, capotou na rodovia federal e pegou fogo. As três vítimas fatais, Deidby Júnior, 27, Eduardo de Jesus, 34, e Jurandir Lima da Silva, 26, que estavam na parte traseira do carro, morreram carbonizadas. Já o motorista, José Cícero da Silva, 33, e o outro ocupante da dianteira, Edmilson Luís da Silva, foram levados para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Eles sofreram queimaduras em várias partes do corpo. De acordo com agentes rodoviários federais, o veículo trafegava em alta velocidade quando aconteceu o acidente, mas ainda não sabem a causa do capotamento.

Briga do Som em Tabira

Mais um capítulo da luta contra o barulho em Pernambuco. Agora, o Ministério Público recomendou que donos de veículos de Tabira, no Sertão, evitem os abusos com equipamentos de som nas ruas da cidade. Adolescentes são os principais infratores.