sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Menino de 11 anos é suspeito de furtar oito veículos em SP

Uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu um adolescente de apenas 11 anos suspeito de furtar ao menos oito veículos, entre carros e motos, em São Paulo. O menino estava ao volante de um VW Gol furtado no momento da apreensão, no final da noite de quinta-feira (21), no Jardim Ubirajara, Zona Sul da cidade. O garoto é menor de 12 anos e, portanto, não tem idade suficiente para ser transferido para a Fundação Casa ou sofrer qualquer punição. Depois de levado a uma delegacia, o próprio pai do menino admitiu, segundo versão da Polícia Civil, que o filho havia participado do furto de veículos. De acordo com a polícia, são oito casos no total, todos na Zona Sul.Um policial confirmou que o adolescente voltou para casa na companhia do pai, que agora espera orientação da Vara da Infância e da Juventude sobre como proceder. Os guardas passaram a acompanhar o trajeto do veículo depois que o carro passou perto de uma escola. "Passou pela viatura em alta velocidade. Não deu para identificar o condutor. Quase não se via. Só via praticamente o cabelo da pessoa", contou o guarda civil Valdecir Bento da Silva.
O garoto dirigiu por cerca de 2,5 km, até chegar à rua onde mora. Ele foi apreendido logo após estacionar o veículo e sem esboçar reação. "Ao sair do veículo, percebemos que se tratava de uma criança. E ele já saiu falando 'o carro é meu'", disse o guarda. "A gente começou a conversar e ele falou assim: ' eu estava andando pela [Avenida] Nossa Senhora do Sabará e o carro estava dando mole e eu peguei'." Na delegacia, segundo a polícia, o garoto contou que pegou o carro para voltar para casa e que depois iria abandoná-lo. O caso foi registrado no 80º Distrito Policial, da Vila Joaniza.

Começa hoje encontro de motociclistas em São José do Egito

Começa hoje dia 22 e vai até domingo dia 24 o Carcará Moto Poesia, o primeiro encontro de motociclistas de São José do Egito-PE. A realização do evento é do Moto Clube Cárcaras do Pajeu. São esperados mais de mil representantes de moto clubes de todo Brasil, participe você também.

Nepotismo: na AL deputados terão de demitir parentes

“Decisão judicial não se discute. Cumpre-se”. Essa foi a declaração do presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), sobre a súmula vinculante estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para coibir o nepotismo nos três poderes. “Só tomei conhecimento de forma superficial, através da Imprensa. Não se sabe ainda até que grau vai. Alguns cargos políticos, por exemplo, estariam isentos. Mas não especificam quais cargos. Mas na hora que disserem que é para tirar, eu vou tirar. Vou me indispor com o Supremo? Não tem sentido”, argumentou. Ainda de acordo com o parlamentar, nenhum dos pares teria mais de “três parentes” alocados em seus gabinetes. Líder do governo na Assembléia, o petista Isaltino Nascimento endossou a avaliação de Uchoa e garantiu que os parlamentares pernambucanos não vão se indispor com o STF. Augusto Coutinho (DEM) avalia que a exoneração dos parentes não trará prejuízos ao funcionamento do Legislativo estadual. O deputado terá que demitir uma irmã que trabalha para ele desde a época em que o democrata era vereador do Recife. Já tucana Terezinha Nunes - que promoveu seleção pública para contratação de três funcionários, quando assumiu o mandato - comemorou o fim do nepotismo. “Respeito os deputados que contratam parentes, mas sou contra essa postura”, declarou Terezinha. “É uma situação complicada. Muitas vezes é a própria família que pressiona os deputados a realizarem as contratações, e eles acabam cedendo”, lamentou a parlamentar.

Da Folha de Pernambuco

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Arcoverde urgente: Polícia apreende 113 mil reais em cargas roubadas

A Polícia Civil cumpriu, ontem(quarta-feira - 20), seis mandados de busca e apreensão em Arcoverde. Até agora, ninguém foi preso. Em três depósitos, localizados nos bairros de Cohab 2 e São Cristovão, foram encontrados R$ 113 mil em cargas roubadas, sendo 34 máquinas de lavar, 300 celulares, 100 máquinas fotográficas digitais, 50 filmadoras e 30 caixas de óleo lubrificante de carro. As cargas eram originárias de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os agentes da Delegacia de Arcoverde estão investigando as ações dos bandidos há um mês. Os nomes das pessoas procuradas não foram divulgados.

Da Tribuna Da Região

Ministros negam recurso à prefeita cassada de Sumé (PB)

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão de terça-feira (19), os recursos de Niedja Rodrigues de Siqueira e de sua coligação Por Amor a Sumé contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que cassou o seu mandato por compra de votos em troca de colchões. Niedja Siqueira foi eleita prefeita de Sumé (PB) nas eleições de 2004. A condenação da prefeita e de seu vice pelo TRE se baseou em artigo 41-A da Lei das Eleições (9.504/97), que estabelece como punição para compra de votos a cassação do mandato eletivo. O Tribunal Regional também multou Niedja em 10 mil Ufir (R$ 10.650) pela ilegalidade cometida.
A coligação Sumé para Todos acusou Niedja de visitar na época casas de eleitores no assentamento Mandacaru prometendo colchões em troca de votos. No curso do processo, dos três eleitores que receberam colchões, dois confirmaram o pedido de votos feito pela candidata.
Diante das provas testemunhais e documentais apresentadas na ação de impugnação de mandato eletivo, o Tribunal Regional da Paraíba modificou a sentença do juiz eleitoral que havia decidido pela falta de provas da prática de compra de votos. O ministro do TSE, Joaquim Barbosa, relator do caso, rejeitou os recursos apresentados por Niedja e pela coligação Por Amor a Sumé e, além disso, os considerou protelatórios. Joaquim Barbosa foi acompanhado pelos demais ministros do Tribunal. Em dezembro de 2005, a prefeita e seu vice, Jordão Pereira da Silva, conseguiram liminar, em ação cautelar, no Tribunal Superior Eleitoral para se manter nos cargos até o julgamento de recurso no próprio TSE. A decisão teve como objetivo garantir a segurança jurídica, já que os candidatos eleitos haviam sido diplomados e estavam no exercício dos mandatos.

Do Portal Correio

Nepotismo está proibido na União, estados e municípios

O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou nesta quarta-feira a elaboração de uma súmula vinculante que proíbe a contratação de parentes no Judiciário, Executivo e Legislativo da União, Estados, Distrito Federal e municípios. O objetivo é aprovar hoje o texto final desta súmula que tratará dos detalhes sobre as vedações, incluindo grau de parentesco. Com a súmula, a decisão deve ser seguida em todo país. A decisão de elaborar uma súmula sobre o tema ocorreu logo depois do STF considerar constitucional uma resolução que trata da proibição do nepotismo no Judiciário. De acordo com o texto que deverá ser elaborado, devem ficar fora do considerado nepotismo os seguintes cargos: ministro de Estado, secretários estaduais e municipais, além do Distrito Federal. Também será definido qual é o grau de parentesco a ser considerado --se 4º, 3º ou até 2º grau. A decisão de elaborar a súmula ocorreu a partir do julgamento de uma ação relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que examinou casos específicos de contratação de um secretário municipal de Saúde, Elias de Souza, e um motorista em Água Nova (RN), Francisco de Souza, que eram parentes de um vereador e vice-prefeito. A decisão do STF de proibir o nepotismo no serviço público exceto para os cargos de ministros e secretários do Distrito Federal, estaduais e municipais passa a valer apenas a partir da publicação da súmula vinculante, o que deve ocorrer em dez dias. Além da discussão detalhada sobre a súmula, os ministros deverão tratar amanhã sobre uma outra polêmica: a chamada contratação cruzada. Nela, políticos pedem para amigos nomearem seus parentes.
Os ministros da Suprema Corte deverão examinar como devem ser tratados os casos de contratações cruzadas. Mas de acordo com interlocutores do STF, inicialmente, o assunto pode não ser incluído no texto final da súmula.

Da Folha Online

A estréia do horário eleitoral obrigatório, anteontem, derrubou a audiência da televisão. Na propaganda noturna, 57% dos televisores permaneceram liga

A estréia do horário eleitoral obrigatório, anteontem, derrubou a audiência da televisão. Na propaganda noturna, 57% dos televisores permaneceram ligados na Grande São Paulo, contra 64% da terça-feira anterior -uma perda de 396 mil domicílios. Na terça-feira retrasada, dia 5, foram 65%.Também houve queda na propaganda vespertina, que contou com 31% dos aparelhos ligados contra 35% da semana passada -perda de 224 mil domicílios- e 36% no dia 5 (cada ponto equivale a 56 mil casas na Grande SP). A Globo, que enfrenta dificuldades para alavancar sua novela das oito, "A Favorita", deverá ser prejudicada -a trama é exibida após o programa político. Na horário eleitoral, a emissora marcou 26,8 pontos, contra 34,4 da terça anterior.

Da Folha de S.Paulo

Tuparetama: Vanilda supera Sávio na enquete do blog do Magno

Em Tuparetama a candidata do PR à prefeita do município na enquete do blog, Vanilda Patriota(PR), continua liderando com 54,48% dos votos, contra 42,16 de seu concorrente Sávio Torres, do PTB. A disputa não está ainda definida, com os aliados dos dois candidatos mobilizados a fim de garantir a vitória para seu lado. Vale lembrar que enquete não é pesquisa, conforme decidiu o TRE. Vale, também, continuar votando, para dar maior emoção à disputa, que ainda não terminou. Pra votar é só acessa www.blogdomagno.com.br.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

23º BPM ganha novas viaturas

O governo do estado contemplou o 23ºBPM com oito novas viaturas, tipo S-10, que serão distribuídas entre os dez municípios que fazem parte da circunscrição do batalhão sediado em Afogados da Ingazeira. A distribuição das viaturas por município será realizada de acordo com as necessidades de cada cidade, sendo observada a incidência de ocorrências, a localização, a existência de agências bancárias, a s condições das viaturas já existentes, etc.
Com a chegada das novas viaturas, as atividades operacionais serão realizadas com maior intensidade, na busca constante da redução dos índices de criminalidade, objetivo principal do pacto pela vida. “Porém ressaltamos que mesmo com novas viaturas ainda incorremos na grande dificuldade que assola o 23ºBPM que é a deficiência de efetivo”, diz o comunicado do 23º Batalhão.


Gretchen atiça campanha: ''Itamaracá está abandonada''

“Sabe uma cidade de faroeste quando morre todo mundo e fica abandonada? Tem que começar uma cidade nova.” Essa é a avaliação da cantora e candidata à Prefeitura de Itamaracá, Gretchen (PPS), sobre a Ilha. Em visita à redação da Folha de Pernambuco, ontem, a postulante disse que “falta visão e vontade política” da atual gestão para tirar Itamaracá do abandono. Ela afirmou que, caso seja eleita, vai “levantar a auto-estima” da população local e priorizar o saneamento e a saúde. “Por onde ando, as pessoas querem saber se vou resolver os problemas delas. Sempre escuto dizerem: ‘Você é a nossa esperança’”, revelou. Segundo Gretchen, a população da Ilha tem se mostrado “receptiva” à sua postulação e marcou seu primeiro comício para o próximo sábado, na praça do Pilar, no qual distribuirá um folder com suas propostas de governo, elaboradas por ela mesma. “Eu moro há dez anos na Ilha, sei os problemas e o que precisa ser feito”, comentou. Apesar das críticas, a candidata evitou polarizar com os adversários. Disse que sua campanha é “propositiva” e que não vai falar de quem não conhece.
Blog do Magno Martins

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pernambucanos trabalhavam como semi-escravos

A Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo resgatou, nesta quinta-feira (14), 20 homens trabalhando em regime de semi-escravidão em uma fazenda de Boituva, na Região de Sorocaba, inteiror de São Paulo. São pessoas que saíram de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, e foram encontradas em situação degradante.Segundo a justiça paulistana, os pernambucanos trabalhavam no plantio de cana-de-açúcar, com salários variando entre R$ 400 e R$ 700. O problema, segundo a Superintendência de Trabalho, é que todo o dinheiro era obrigatoriamente gasto com despesas de alimentação e estadia. Os funcionários também não tinham direito a reembolso do transporte para ir ao local de trabalho e o refeitório, segundo a justiça, não oferecia condições mínimas para ser usado. A justiça determinou que a fazenda pague indenização por tempo de serviço aos agricultores e pague o transporte para que voltem à cidade de origem. Um Termo de Ajustamento de Condulta foi firmado, de modo que, se essas determinações não forem seguidas, a empresa será multada em R$ 25 mil mais R$ 1,5 mil por dia de atraso.


Da Redação da TV Asa Branca

Eleições 2008!!!

Começa amanhã a propaganda gratuita eleitoral em rádio e TV, pra nossa região só pra rádio. os politicos tem corrido muito pra entregar no prazo os programas prontos da proporcional as emissoras de rádio. As propagandas vão ao ar apartir deste dia 19 - terça-feira, nos horários da manhã das 7:00h as 7:30h e no meio do dia, das 12:00h as 12:30. Nisso cada coligão tem o tempo que li cabe devido ao número de deputados federais que cada coligação tem em Brasilia. Preste atenção nas propostas de todos os candidatos, e escolha o que você acha que será melhor para o seu municipio nos proximos 4 anos, pois uma escolha errada pode ter conseguencias drásticas.

Estatais impõem força da economia brasileira a vizinhos

Líder natural na América Latina, devido às dimensões de seu território e de sua economia, o Brasil vem consolidando sua hegemonia usando como instrumento estatais que dão inveja aos vizinhos: BNDES, Petrobras, Eletrobrás e Embrapa, que, juntos, estão espalhados por 17 países no continente. Somente o BNDES financia US$ 3,8 bilhões na região, com potencial de US$ 12 bilhões em novos contratos. Os recursos do banco para obras de infra-estrutura em 2007 chegou a US$ 490,023 milhões, um volume 73,5% superior ao de dez anos atrás. — Incentivamos a integração física na região, com obras de infra-estrutura, além de ajudarmos a aumentar as exportações brasileiras de bens e serviços — diz Luiz Antonio Dantas, superintendente do BNDES Exim. Ele lembrou que, além do BNDES, existe o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), que financia operações de empresas brasileiras no exterior, especialmente de serviços. Dantas citou o metrô de Caracas, na Venezuela; um gasoduto na Argentina; uma hidrelétrica no Equador; e o sistema de transporte coletivo na Colômbia. Além de outros projetos ainda na gaveta: a rodovia que ligará Riberalta a Rurrenabaque, na Bolívia; e a ferrovia para o transporte de carvão siderúrgico, na Colômbia, no valor de US$ 600 milhões.

De O Globo

domingo, 17 de agosto de 2008

Prêmio da Mega-Sena sai para duas apostas

Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas neste sábado (16). Cada uma pagará R$ 14.458.257,67. O prêmio estava acumulado em R$ 30 milhões, o segundo maior valor do ano. As apostas vencedoras, segundo a Caixa, são de Barretos (SP) e Joinville (SC).Confira as dezenas sorteadas:07 - 15 - 20 - 21 - 23 - 29 A Quina teve 165 apostas vencedoras; cada uma terá prêmio de R$ 13.209,87. A Quadra teve 11.901 apostas premiadas; cada uma pagará R$ 183,15. O próximo concurso, previsto para o dia 20, tem prêmio estimado em R$ 1,5 milhão.

Caruaru: Jornal denuncia saque de vereadores à Câmara

A atual legislatura da Câmara de Caruaru deve mesmo entrar para a história da cidade como uma das mais polêmicas e que teve mais suspeitas de envolvimento em atos ilícitos, principalmente quando o assunto é finanças, distribuição e gastos do dinheiro público. Semana passada, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) encontrou mais uma irregularidade na prestação de contas das verbas de gabinete, as famosas verbas indenizatórias. Desta vez, alguns parlamentares estão tendo que explicar aos auditores porque estão recebendo dinheiro para pagamento de aluguel de escritório parlamentar "fantasma" fora da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A média de aluguel recebido é em torno de R$ 650 por mês para cada vereador, chegando aos R$ 7,8 mil em um ano. Estão sendo acusados o presidente da Casa, Gilvan Reis (DEM), Cecílio Pedro (PTB), Gilberto de Dora (PSB), Joel da Gráfica (DEM), Val (DEM), Louro do Juá (DEM e o ex-presidente e atual prefeito, Manoel Teixeira (PSDC). Diogo Cantarelli (PSDB) também recebe a verba, mas os auditores encontraram no endereço dado pelo tucano a estrutura necessária de um escritório, com todos os equipamentos: mesa de reunião, computadores, cadeiras e birôs. O socialista Gilberto de Dora também vai ter que se explicar ao TCE. Ele indicou um imóvel na rua Santa Joana D'Arc, 154, térreo, no bairro Divinópolis, como sendo seu escritório parlamentar. Na secretaria da Câmara consta que o locador do imóvel é Emerson Fernandes de Lima, mas ao chegar no local os auditores foram surpreendidos. O imóvel pertence à dona Berenice Batista Lima, que informou ser mãe do assessor (Emerson Fer-nandes). "Moro aqui há muito tempo e nunca funcionou um escritório aqui", disse Berenice.Quatro vereadores do Democratas sob suspeitaO atual presidente da Câmara, Gilvan Reis, é o primeiro a puxar a lista das irregularidades envolvendo quatro vereadores do partido Democratas. No endereço indicado por Gilvan Reis como sendo seu escritório parlamentar (rua Tracunhaém, 316, na Cohab II) quem mora é a proprietária Maria Margarida da Silva. Ela informou que reside no local há muitos anos e que trabalha para o vereador como assessora parlamentar. O vereador Joel da Gráfica indicou como escritório parlamentar uma casa na rua da Cruz, n° 2, no bairro Centenário. O locador que consta no documento é Severino Felipe Galindo da Silva, mas vizinhos afirmam que o prédio pertence ao próprio Joel da Gráfica. Já no endereço indicado pelo vereador Joseval Bezerra de Lima, o Val - mais votado nas eleições de 2004 -, a situação era a mesma de seus pares. Na rua Ana Rosa, 528, no Maurício de Nassau, o imóvel, um edifício de três andares, estava em reforma. A reportagem ouviu alguns moradores, mas ninguém sabia dizer se ali funcionou o escritório do vereador. O vereador Lourinaldo Florêncio Morais, o Louro do Juá, também tem sua situação bastante complicada. Ele entregou na Câmara o contrato de imóvel na avenida Joaquim Nabuco, 510, no bairro Divinópolis. A casa pertence a José Guilherme de Azevedo que mora no local. Ele disse aos auditores do TCE, categoricamente, que em sua residência nunca funcionou escritório de nenhum vereador.


Do Jornal Vanguarda - Wagner Gil