quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vereadores correm contra o tempo


São José do Egito, cidade engravada no vale do pajeú, pouco mais de 30 mil habitantes. Vive momentos conturbados na sua política, Quarta(25) após presão popular e da prefeitura do município, os vereadores convocaram as preças uma assembleia extra ordinária e votaram projeto que previa adicional de recursos para que fossem pagos os salários dos mêses de Novembro e Dezembro, além do 13º do funcionalismo público. Tudo isso porque na segunda feira (23), a prefeitura havia mandado o bendito projeto, só que alguns vereadores não o aprovaram, pois segundo eles, o prefeito tinham mandado o projeto em cima da hora, e isso não tinha necessidade de urgência. Na quarta (25), populares pulseram carros de som nas ruas falando o fato ocorrido, os parlamentares, quando viram que o pipino ia sobra pra eles, covocaram as preças uma sessão e em 15 minutos aprovaram o projeto.

Cão usa uniforme e chama atenção em loja de conveniência nos EUA


Uma cena que acontece várias vezes todos os dias em uma loja de conveniência de um posto de combustível em Clearwater, no estado da Flórida (EUA), tem chamado atenção. Em vez de um balconista, os clientes se deparam com um cão quando tocam a campainha do "drive-through", segundo reportagem publicada pelo jornal "St. Petersburg Times".O Labrador retriever chamado "Cody" usa, inclusive, uniforme. "Enquanto está aqui, ele é um empregado. E minha regra é: 'todos os funcionários precisam usar camisa'", afirmou a proprietária da loja e do animal, Karim Mansour. Segundo ela, quando ouve alguém tocar a campainha do "drive-through", o cão saiu correndo e fica com as patas sobre a janela, para espanto de alguns clientes desavisados. Karim contou que tudo começou há cinco meses, quando ela decidiu levar seu cachorro para loja. De acordo com a reportagem do periódico americano, "Cody" é bastante amigável com todas as pessoas e se tornou uma celebridade entre os frequentadores da loja. "Ele é adorável", disse a cliente Candy Thompson.

Imazon detecta desmatamento de 194 km² na Amazônia Legal em outubro


O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou a destruição de 194 km² de floresta em outubro, o equivalente a cerca de cinco vezes o Parque Nacional da Tijuca (RJ). O instituto detectou ainda 104 km² de degradação florestal (destruição parcial da mata) na região. O índice teve um aumento de 90% em relação a outubro de 2008, quando o desmatamento registrado foi de 102 km². Ao mesmo tempo, houve queda de 10% em relação a setembro deste ano, quando foram localizados 216 km² de floresta desmatada. O estado com mais devastação em outubro é o Pará (45%), seguido de Mato Grosso (22%) e Rondônia (13%). Somados, os três representam 80% do total desmatado. Depois vêm Amazonas (9%), Roraima (6%), Amapá (3%) e Acre (2%).Em relação a situação fundiária, a maioria (83%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante foi registrado em assentamentos de reforma agrária (4%), unidades de conservação (9%) e terras indígenas (7%). Os municípios mais desmatados foram São Félix do Xingu (PA) com 12 km², seguido de Óbidos (PA) com 7,7 km² e Feliz Natal (MT) com 6,7 km². Graças à pouca cobertura de nuvens, que comumente atrapalha o monitoramento da floresta, foi possível checar 87% da Amazônia Legal no mês.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

‘Motolâncias’ já circulam pelas ruas de SP para salvar vidas

Tem gente que não gosta delas, mas agora algumas motos em São Paulo salvam vidas. Desde 26 de outubro, circulam pelas tumultuadas vias da cidade as ‘motolâncias’ do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), oficialmente chamadas de Unidade Rápida de Atendimento por Motociclista (Uram). O objetivo é dar os primeiros-socorros aos pacientes de forma ágil, enquanto a ambulância não vem. Com 20 alunos, a primeira turma se formou em outubro e a segunda finaliza o curso neste fim de semana. O projeto é uma parceria do governo de São Paulo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério da Saúde, que diz ter doado 356 motos para o estado. Oitenta delas estão na capital. O investimento federal foi de R$ 5,6 milhões. “Com as motos, a gente espera reduzir o tempo médio de espera para dez minutos, que é o mundialmente recomendado”, aposta o coordenador do Samu, Paulo Kron. Segundo ele, a vítima chega a esperar, em média, 18 minutos para ser atendida hoje – tempo do chamado pelo 192 até o momento em que a ambulância chega ao local. Os pilotos das “motolâncias” são enfermeiros e auxiliares de enfermagem que já trabalham no Samu de São Paulo. Para participar do programa, os funcionários precisam saber andar sobre duas rodas há pelo menos dois anos. Apesar disso, recebem um treinamento especial, ministrado pela PRF. E São Paulo é a cidade pioneira.

Policiais encontram plantação de maconha a poucos metros de delegacia

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, descobriu na semana passada uma sofisticada plantação de maconha dentro de um prédio industrial localizado a poucos metros de uma delegacia. De acordo com reportagem da rede "Fox", há pouco mais de uma semana, os policiais sentiram cheiro de maconha vindo do prédio e notificaram a unidade de investigação de narcóticos. Depois de alguns dias, os policiais encontraram a plantação, cultivada com equipamentos sofisticados de cultivo hidropônico. O local havia sido totalmente modificado para abrigar a plantação da maconha. Três suspeitos foram detidos no prédio.