sábado, 12 de abril de 2008

Cintos de segurança salvam condutores em acidente

Um acidente ocorrido na BR 232 km 321 em Custódia quase não acaba em tragédia. Uma D20 de placas HZB-3633 dirigida por José Vianei Sobrinho que trafegava no sentido Custódia - capital entrou bruscamente a esquerda quando a carreta Scania de placas HUC-5509 guiada por Irisvan Carlos da Silva, que ultrapassava a D20 colidiu na sua lateral, desceu o aterro e tombou. O acidente só não trouxe consequencias graves para os condutores devido aos mesmo estarem usando cintos de segurança.

Deputados inspecionam estragos causados pelas chuvas na PB

Uma comissão suprapartidária de deputados representou a Assembléia Legislativa, na ultima quinta-feira dia 10, em visita aos municípios de Boqueirão e Cabaceiras, que estão entre os mais atingidos pelos estragos provocados pelas chuvas que caem em todo o estado nas últimas semanas. Os deputados Arnaldo Monteiro (DEM), Biu Fernandes (PSDB), Guilherme Almeida (PSB), Manoel Ludgério (PDT), Carlos Dunga Júnior (PTB), comandados pelo presidente em exercício da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), inspecionou as cidades atingidas, recebeu relatórios das autoridades locais e da Defesa Civil estadual, além de relatos de moradores, sobre os estragos provocados pelas chuvas. Em Cabaceiras, localizada na Mesorregião da Borborema e na Microregião do Cariri Oriental Paraibano (a 18km de João Pessoa e 64,9 km de Campina Grande) é conhecida nacionalmente como o município de menor índice pluviométrico do Brasil, os deputados constataram que as chuvas destruíram até mesmo parte da memória da cidade. Ainda se pode encontrar dezenas de documentos secando ao sol, na esperança de que possam ser recuperados.

Fonte: PortalCorreio

Devido as chuvas a igreja matriz da cidade de Triunfo é interditada

A chuva faz estragos em mais uma cidade do Sertão pernambucano. A principal igreja de Triunfo – a matriz Nossa Senhora das Dores - foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, já que parte da estrutura da igreja ficou comprometida.Por precaução, os Bombeiros decidiram interditar a matriz. “Os riscos existem, mas não são graves. Pela segurança dos fiéis que freqüentam a igreja, tomamos essa atitude. A matriz apresenta algumas infiltrações e rachaduras”, explicou o sargento Cláudio Amorim.Os Bombeiros ainda não têm previsão de quando o templo voltará a receber missas. Enquanto isso, todas as celebrações serão realizadas nas demais igrejas da cidade. De acordo com a Defesa Civil do Município, choveu até agora 993 mililitros. Esse número está próximo do recorde de chuvas na cidade, que foi de 1,2 mil mililitros.

Fonte: blog TabiraHoje

Campanha 'Sertão Urgente' da PRF ganha parceria da Diocese

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está com mais uma parceria na arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes no Estado. De acordo com a Assessoria de Imprensa da PRF, a Diocese da Paraíba passou a ajudar na campanha. Agora, além do Exército, através do 15º Batalhão de Infantaria, em Cruz das Armas, a Diocese também é parceira da campanha "Sertão Urgente". Essas instituições estão recebendo alimentos, roupas e utensílios para ajudar a quem ficou desabrigado e teve prejuízos com as cheias. A Assessoria de Imprensa disse, ainda, que grupos estão se organizando em condomínios e faculdades para também ajudar na campanha.

Fonte: PortalCorreio

Caminhoneiro é assaltado em Serra Talhada

O caruaruense Neilsom Ricardo Pontes, 22 anos, transitava hoje por volta das 00h10m na BR 232 no veículo Mercedes Bens 1620, Verde e Placa KJB 4831, quando nas proximidades da curva do Rancho Magalhães distante 07(sete) quilômetros de Serra Talhada, deparou-se com 02 (duas) barras de ferro pontiagudas na rodovia, o que ocasionou o estouro do pneu dianteiro, foi quando 02 (dois) indivíduos portando capacete em uma moto CG 125, Honda, vermelha, e de revólver em punho lhe anunciaram assalto, levando a quantia de R$ 60,00 (sessenta Reais) e 02 (dois) celulares.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Saiba por que chove no sertão e Sul enfrenta seca

Uma faixa de nuvens sobre o Norte e Nordeste do país, associada ao fenômeno La Niña, que apesar de não estar mais em seu auge ainda tem efeitos sobre a atmosfera, tem causado as chuvas acima da média no sertão. Segundo o meteorologista Christopher Cunningham, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o clima no país atualmente é característico do período de La Niña, com tempo chuvoso no Norte e Nordeste do país, e mais seco na Região Sul. “O que acontece é que as águas do Oceano Pacífico ficam mais frias do que o esperado para essa época do ano, e uma mudança de temperatura nessa grande extensão de água altera o fornecimento de vapor na atmosfera”, explica. De acordo com ele, esse vapor formado pela alteração de temperatura da água do oceano forma nuvens que influenciam na circulação do ar na atmosfera e é isso o que muda os padrões da chuva. “A faixa de nebulosidade que está no Nordeste é oscilante e pode estar mais ou menos densa. O que aconteceu nos últimos dias foi uma coincidência do encontro dessa grande nebulosidade com o La Niña e isso favoreceu as tempestades que temos visto”, diz.

Fonte: G1

Orkut só colabora sob pressão, diz procurador

Apesar de, na quarta-feira (9), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia no Senado ter aprovado a quebra de sigilo de donos de álbuns suspeitos no Orkut, o Ministério Público Federal de São Paulo diz estar cético a respeito da continuidade na liberação desse tipo de dado. "Infelizmente, o que ficou provado é que eles só trabalham sob pressão da opinião pública ou de uma CPI. Quando chega a um problema, a uma questão concreta, eles recuam", afirma o procurador da República no Estado de São Paulo Sergio Suiama. Durante a audiência, o Google, dono do Orkut, se comprometeu a preservar por 180 dias as informações sobre acessos ao site de relacionamento --antes esse prazo era de 30 dias-- e a implementar uma ferramenta que bloqueie a postagem de fotos criminosas no portal. O Google também espera lançar, em 1º de julho, um novo sistema para rápido fornecimento de dados para as autoridades, mediante decisão judicial.

Fonte: Folha Online

Gilberto Rodrigues fala ao JC

Geólogo, formado pela UFPE, o diretor-geral do Instituto Xingó, Gilberto Rodrigues, insiste na idoneidade da instituição e na excelência da equipe e dos serviços prestados por ela. Afirmou estar “surpreso” com a auditoria do TCU e cogita ir a Brasília obter informações, já que garante não ter sido notificado pelo tribunal. “Não tem nada que desabone o Instituto Xingó. (...) Às vezes, o que ocorre é um erro formal daqui, dali”, disse ele, em visita ao JC, onde concedeu esta entrevista. Rodrigues é filiado ao PSB e desde 2007 é tesoureiro do partido. Em 2005, foi eleito diretor-geral do Xingó, por indicação do governador Eduardo Campos (PSB) – na época, ministro da Ciência e Tecnologia, de onde partiu boa parte dos recursos destinados à entidade.

Fonte: JC

Discutir reeleição é 'falta de assunto' e 'bobagem', diz Lula

O presidente Luiz Inácio qualificou nesta sexta-feira de "bobagem" e "falta de assunto da oposição" a discussão sobre um eventual terceiro mandato. Em uma longa entrevista a jornalistas brasileiros na cidade de Haia, sede do governo holandês, onde está em visita oficial, Lula disse que oito anos "são suficientes para executar qualquer programa de governo", em uma série de declarações sobre temas domésticos, que incluíram de cortes no orçamento ao aumento da inflação. "Posso dizer a vocês uma coisa de coração: eu acho uma bobagem e uma falta de assunto da oposição ficar discutindo o terceiro mandato", disse Lula, respondendo a uma pergunta sobre o que ele acha de se candidatar para um novo mandato em 2010. "Não me interessa, não é prudente, a legislação brasileira já prevê apenas uma reeleição", ele explicou nesta sexta-feira. "Obviamente, para quem é político, é muito melhor você sair pra rua com as pessoas gritando 'Fica Lula' que com algumas dizendo 'Fora o candidato'. Agora, oito anos de governo é tempo suficiente para a gente executar um programa de governo."

Fonte: G1

Não estorou!!!

O açude do Jatoba de Patos que segundo O Jornal do Comércio havia estourado e deixado mais de 4 mil pesssoas isoladas, não estorou e segundo fontes, não há risco de estourar, outro açude que também leva o nome de Jatobá mais que fica em Serra Branca no cariri Paraibano, era o que estava com uma fisura no seu sangradouro, mais segundo informações colidas pela nossa reportagem, este açude não é o que abastece a cidade e sim um que fica na zona rural do municipio, de pequeno porte e inclusive ainda não estorou.

Prorrogado parecer final sobre prédio do Shopping Sebrae em Patos

A promotora do Patrimônio Público de Patos, Caroline Freire de Morais, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (10) com representantes da UEPB, da Prefeitura de Patos e Sebrae, entidades interessadas num destino final a ser dado ao prédio do Shopping Sebrae do município, construído há mais de quatro anos e que está abandonado. Hoje seria o dia estipulado para que houvesse a decisão se o imóvel serviria para a ampliação da Universidade Estadual da Paraíba, como havia requisitado a entidade. Porém a reitora Marlene Alves entregou à curadora um laudo elaborado por engenheiros e arquitetos da UEPB, o qual afirma que o prédio foi erguido para funcionar um shopping, e quando readaptado não atenderia as necessidades da instituição educacional que necessita de espaços adequados para funcionar laboratórios e salas de aula. Ficou decidido então que um novo laudo seria feito, com análise de todos os espaços, pelos técnicos da UEPB e da Suplan, e entregue daqui a 30 dias, este definitivo. "Se depois de todas as análises ficar constatado não valer a pena se investir excessivamente na adaptação do espaço para a UEPB, um novo terreno deverá ser escolhido para a construção da sede da Universidade", comentou a promotora. A reitora da UEPB, Marlene Alves, voltou a enfatizar o desejo da Universidade pelo prédio, de consolidar o Campus de Patos naquela estrutura e que espera por um "remédio da engenharia", como bem falou à imprensa, para que tudo dê certo para a instituição.

Fonte: Portal Correio

Chuvas diminuem no Sertão mas aumentam no Litoral da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas intensas no Litoral e Agreste paraibano, neste final de semana.
Entretanto, segundo o meteorologista, Ednaldo Araújo, no Sertão, as chuvas devem diminuir. “A partir desse mês de abril e da segunda quinzena de maio a tendência é que não chova com grande intensidade nessa região. De agora em diante as chuvas se concentrarão mais no Litoral e Agreste do Estado”, explicou. De acordo com Ednaldo, assim como ocorreu no Sertão a previsão é de que, em João Pessoa, e em toda a Paraíba, a chuva seja acima da média. Porém, elas só deverão ser mais contínuas a partir de maio. Para ele, a cheia ocorrida no Sertão paraibano não foi um fato atípico, visto que, o Instituto já havia feito um prognóstico disso no início do ano.

Fonte: Portal Correio

TJ-PB decide que gestão de água em CG é da Cagepa

O Governo do Estado obteve uma vitória importante nesta quinta-feira, dia 10, no Tribunal de Justiça do Estado. Por unanimidade, a Primeira Câmara Cível do TJ decidiu que a gestão do sistema de abastecimento de água de Campina Grande legalmente cabe ao Governo do Estado, através da Cagepa, e não à Prefeitura de Campina Grande, que reivindicava a municipalização dos serviços de água e esgoto na cidade. Julgaram a matéria, em sessão na manhã desta quinta-feira, os desembargadores Di Lorenzo Cerpa, Manoel Monteiro e Miguel de Brito Lira. Pela defesa do Governo do Estado atuaram o Procurador Geral do Estado, Harrison Targino e os advogados Írio Dantas e Johnson Abrantes pela Cagepa. Ao avaliar a decisão do Tribunal de Justiça, o governador Cássio Cunha Lima destacou que a Cagepa tem, por força de uma lei, concessão dos serviços de exploração de água por 50 anos a partir da incorporação da Sanesa à Capepa. A Sanesa era a antiga companhia de água e esgoto da prefeitura de Campina. Cássio citou outro aspecto que fundamentou os argumentos do Governo e que permitiu o acatamento do recurso: o sistema de Campina Grande não é exclusivo de Campina Grande, pois atende várias outras cidades. Segundo argumentou, o próprio manancial não está localizado em Campina, mas sim em Boqueirão, o mesmo ocorrendo com a estação de tratamento de água, instalada em Gravatá, no município de Queimadas.

Fonte: Secom/PB

19 Instituições de ensino no Pajeú tiveram nota no ENEM acima da média nacional

A média nacional do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) da rede pública foi 48,40. Dezenove escolas no Pajeú tiveram nota acima dessa média : Solidônio Leite – Serra Talhada (54,17), Monsenhor Luis Sampaio – Triunfo (53,98), Cornélio Soares – Serra Talhada (53,02), Tereza Torres – Itapetim (52,69), Tomé Francisco – Quixaba (52,34), Colégio Normal – Afogados (50,97), Alfredo Carvalho – Triunfo (50,34), Cônego Olímpio Torres – Tuparetama (50,23), Antonio Timóteo – Serra Talhada (50,19), Ernesto de Souza Leite – Tuparetama (49,98), Carlota Brekenfeld – Tabira (49,88), Rosete Bezerra – Iguaracy (49,14), Santa Cruz – Santa Cruz da Baixa Verde (49,14), Regina Pacis (Santa Cruz da Baixa Verde (48,85), João Gomes dos Reis – Carnaíba (48,68), Oliveira Lima – São José do Egito (48,68), Cônego João Leite – Afogados (48,53), Antonio Gomes de Lima – Calumbi (48,45) e Solidônio Pereira – Quixaba (48,45). Destaque, em São José do Egito a escola Oliveira Lima obteve nota de 48,68, e também ficou acima da média nacional, PARABÉNS ESCOLAS DO PAJEÚ, PARABÉNS Oliveira Lima.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

PRF prende motorista bêbado

Durante a ronda noturna, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal do posto de Cruzeiro do Nordeste, se deparou, no Km 311 da BR 232, município de Sertânia, com uma sena inusitada: um ônibus Scania de placa KHY-1657 estava estacionado na via, próximo a uma curva, sem qualquer sinalização de advertência, caracterizando uma situação da altíssimo risco para os usuários da rodovia. A princípio os agentes achavam que o veículo teria sido assaltado ou o motorista teria sofrido um mal súbito.A equipe efetuou a abordagem ao ônibus e localizou o motorista dormindo sobre o volante. Ao ser acordado, o motorista, Sr. Antonio Odorico da Silva, apresentava vários sinais de embriaguês, como sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool no hálito, falando bastante, disperso, dificuldade no equilíbrio, fala alterada, não sabia a data, a hora e nem onde estava, além de não se lembrar dos atos cometidos.Os policiais sinalizaram o local e retiraram o ônibus imediatamente da faixa de rolamento, de forma a evitar um grave acidente. O motorista foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Arcoverde, juntamente com sua habilitação que foi recolhida. O Veículo pertencente à empresa Princesa do Agreste foi liberado para outro motorista daquela empresa.

Fonte: TabiraHoje

Depois das chuvas os estragos

A cidade das tradições, como é conhecida a cidade de Tabira, vai precisar de R$ 2 milhões, para recuperar-se dos prejuizos causados pelas chuvas que atingiram a região do Pajeú. A afirmação foi do prefeito Josete Amaral, em entrevista dada a rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira. Em São José do Egito os prejuizos não foram tantos assim, mais ontem o prefeito do municipio Evandro Valadares, decretou ontem estado de emergência na cidade, toda a rede municipal de ensino e uma parte da rede estadual está sem aulas por quinze dias.

Carro roubado em Aracaju aparece em Iguaracy

Policiais militares suspeitaram do veiculo GM Corsa Wind, Placa MUP 2624-SE, que estava circulando na cidade de Iguaracy e constatou que o mesmo havia sido roubado no dia 17.03.2008, na cidade de Aracajú/SE. José dos Santos, 68 anos, que estava com o veículo e reside no Bairro Santa Maria, Aracuajú, foi detido e juntamente com o veiculo passado a disposição da DP Local para as providencias julgadas cabíveis.

Fonte: Site Nill Junior

CNM: 179 prefeitos foram cassados desde 2004 no País

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou nesta quarta-feira (9) um levantamento segundo o qual 296 (5%) dos prefeitos eleitos em 2004 e empossados em 2005 não estão mais nos cargos. Na maioria dos casos (60,5%), os mandatos deles foram cassados, num total de 179 prefeitos. Para reunir os dados, a CNM consultou os registros da Justiça Eleitoral e das associações estaduais de municípios e fez uma pesquisa diretamente nas prefeituras para saber os motivos da saída de cada prefeito. Além da cassação dos mandatos, os prefeitos foram substituídos por causa de morte (19,6%), doença (4,7%), candidatura a outro cargo ou posse em outro cargo (6,8%), acordos entre partidos (0,7%), renúncia (4,4%) e outros motivos (3,4%). Dos 179 prefeitos cassados, 84 foram por infração à legislação eleitoral. As demais cassações tiveram como causas crimes de responsabilidade (23), infração político-administrativa (14) e atos de improbidade administrativa (27). Além disso, não foram fornecidas informações, segundo a CNM, sobre os motivos da troca de prefeitos em 31 casos. Das unidades da federação, Minas Gerais é a que apresenta o maior número absoluto de prefeitos cassados (21), seguido por São Paulo (20) e Bahia (17). Proporcionalmente, entretanto, é em Roraima que ocorre a maior incidência de cassações – um terço dos prefeitos do estado perdeu o mandato por alguma irregularidade ou crime.

Fonte: O Povo

Oposição vai ao MPF contra Cássio por venda de ativos do Ipep e Cehap

A bancada de oposição na Assembléia Legislativa da Paraíba protocolou nesta quarta-feira (9) à tarde no Ministério Público Federal, em João Pessoa, representação na qual pede a abertura de procedimento contra o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) por causa de prejuízos causados aos cofres públicos do Estado, em consequência da venda dos créditos imobiliários da Cehap e do Ipep por apenas 14% do valor de face, que era de R$ 329,4 milhões. Os créditos foram vendidos por apenas R$ 41 milhões. Na representação, os deputados de oposição pedem que a Procuradoria da República na Paraíba, com base nas leis de Improbidade Administrativa e de Abuso de Autoridade, determine a abertura inquérito civil público, de caráter investigativo, sobre a legalidade dos atos e fatos administrativos praticados pelas pessoas jurídicas do Estado da Paraíba e Tetto Gestão de Recebíveis Ltda., além das pessoas físicas de Cássio Cunha Lima (governador), Cícero Lucena Filho (senador), Franklin de Araújo Neto (secretário de Administração) e Fábio Greco (representante da Tetto). Os deputados justificam a representação ao Ministério Público Federal dizendo que os fatos praticados pelo governador desrespeitaram leis federais, portaria do Ministério da Fazenda (por intermédio da Secretaria do Tesouro Nacional e Caixa Econômica Federal), além da Lei Federal 10.150, de 21 de dezembro de 2000, que dispõe sobre a novação de dívidas e responsabilidades do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS).

Fonte: Portal Correio

Promotora proíbe venda de medicamentos em Supermercados na Paraiba

A Promotora de Justiça da Comarca de Conceição, Carmem Eleonora Perazzo, baixou recomendação proibindo a venda de medicamentos em supermercados, mercearias, mercadinhos, bares e outros estabelecimentos que não tenham autorização para tanto.
Para que a recomendação seja cumprida, ela requisitou à Agevisa e às Secretarias Municipais de Vigilância Sanitária dos Municípios de Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira e Santa Inês uma inspeção e fiscalização ostensiva nos estabelecimentos, inclusive com o recolhimento dos produtos comercializados ilegalmente. A recomendação entrará em vigor a partir do dia 14 de abril, depois que todos os estabelecimentos comerciais forem notificados sobre a recomendação. Carmem Eleonora, que responde pela Promotoria de Defesa da Saúde em Conceição, determinou ainda a remessa das cópias da recomendação aos prefeitos das cidades pertencentes à Comarca, bem como aos presidentes de Câmaras e meios de comunicação, para garantir a plena divulgação de sua decisão. Os estabelecimentos comerciais que estiverem ferindo a legislação poderão sofrer sanções que vão desde o pagamento de multas que variam de R$ 2 mil a R$ 200 mil, a advertências, apreensão do produto, interdição do estabelecimento e até cancelamento do alvará de licenciamento de estabelecimento.

Fonte: Portal Correio

Senado aprova emenda que dá mais R$ 23 bilhões para saúde

O Senado aprovou na noite de quarta-feira, 9, o projeto de lei complementar que regulamenta a Emenda 29, definindo o comprometimento da União, dos Estados e dos municípios com gastos em saúde. Pelo projeto, que ainda depende de aprovação da Câmara dos Deputados, haverá até 2011 um incremento no orçamento da União para investimento em saúde pública de R$ 23 bilhões. Já para este ano, esse aumento no repasse orçamentário para o setor será de R$ 5,5 bilhões. O projeto prevê o comprometimento dos orçamentos dos estados e dos municípios com saúde, em 12% e 15%, respectivamente, de suas receitas correntes brutas. No que diz respeito aos repasses da União, os percentuais de transferência para a saúde pública, calculados com base no orçamento do ano anterior mais a variação do Produto Interno Público (PIB) nominal, serão os seguintes: 8,5% em 2008; 9% em 2009; 9,5% em 2010; 10% em 2011. O autor da proposta, senador Tião Viana (PT-AC), ressaltou que além da vinculação orçamentária que garante mais recursos para a saúde, seu projeto define claramente o que são gastos com ações e serviços de saúde, o que impedirá, por exemplo, que recursos já vinculados pela Emenda 29 sejam gastos por prefeitos e governadores em programas como restaurantes populares e asfaltamento de ruas.

Fonte: O Povo

Entidade suspeita recebe recursos do Governo do Estado

Com a ajuda do governador e ex-ministro de Ciência e Tecnologia Eduardo Campos (PSB-PE), uma entidade não-governamental comandada pelo tesoureiro de seu partido em Pernambuco recebeu cerca de R$ 11,4 milhões da pasta nos últimos três anos. Agora, auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) acaba de encontrar irregularidades na entidade -de falta de critério para sua escolha a superfaturamento e uso de notas fiscais frias.O Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó, sediado na zona rural de Sergipe, é dirigido por Gilberto Rodrigues, tesoureiro do PSB em Pernambuco e aliado político de Campos -um dos principais governadores da base de apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Campos participou diretamente dos três contratos do ministério com o Instituto Xingó. Os dois principais convênios, num total de R$ 12,6 milhões, foram auditados pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O Xingó, segundo o diretor-geral Gilberto Rodrigues, é um intermediário de projetos. Não executa diretamente as ações, mas cuida de selecionar e contratar terceiros para os projetos desenvolvidos em municípios do sertão.O tribunal investigou cinco contratos, que somam R$ 13,9 milhões. Além do MCT, há convênios com o Ministério de Minas e Energia e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).Os problemas apontados pelo TCU começam na seleção da entidade e vão até as prestações de contas. Foram encontradas notas duplicadas ou com 'indícios de ilegitimidade' (impressas por gráficas não autorizadas ou com numeração irregular), além de 'transferências eletrônicas' para pessoas estranhas aos contratos. De acordo com os auditores, o MCT falhou também na fiscalização das parcerias.As parcerias do ministério com Xingó têm objeto amplo. No contrato em vigor até dezembro, o MCT lista nada menos do que 16 áreas em que seriam desenvolvidos projetos de capacitação: 'confecções, vestuário, moda e decoração, floricultura, laticínios (gado e ovinos), fruticultura, artesanato de couro, barro e confecção (maracatu), mandioca, tratamento de resíduos sólidos, turismo ecológico, rede de saúde informatizada, empreendedorismo social e gestão de projetos'.

Fonte: Folha de São Paulo

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Chuvas - Triunfo e Orocó em emergência

Ontem, os dois municipios do Sertão decretam estado de emergência. Agora já são vintee quatro no estado nessa condição. O governador Eduardo Campos anunciou ajuda emergencial para as pessoas atingidas pelas inundações. Faz alguns dias que a chuva não chega com intensidade no interior de Pernambuco, mais os prejuizos causados em marçoainda estão sendo contabilizados.



Balanço das chuvas: 26 mortos e 18,5 mil prejudicados na PB

A Defesa Civil estadual divulgou ontem o quarto relatório sobre a situação dos municípios afetados pelas chuvas na Paraíba, informando que aumentou para 26 o número de mortos em decorrência de enchentes, inundações e deslizamentos. Mais de 18,5 mil residentes na Paraíba perderam ou foram retiradas de suas casas e alojadas em abrigos públicos, segundo a Defesa Civil nacional. Já a Defesa Estadual diz que "mais de 12 mil pessoas continuam desabrigadas ou desalojadas no Estado". Os municípios mais afetados são Sousa, com 3.696 afetados; São João do Rio do Peixe, com 2.650; e Pombal, com 1.920. "A região metropolitana de João Pessoa apresenta um quadro mais tranqüilo. Bayeux está com 65 pessoas desalojadas e 495 desabrigadas, com um total de 550, enquanto Santa Rita está com 185 pessoas na mesma situação", complementa boletim da Defesa Civil estadual.

Fonte: Portal Correio

Casas desabam e ruas alagadas por causa das chuvas na Capital

As fortes chuvas caídas em João Pessoa provocaram estragos. Várias casas desabararam na comunidade Nova Mangabeira, entre os conjuntos de Mangabeira e Valentina Figueiredo.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para ajudar os moradores. Não há registro de vítimas na área. Também houve queda de um muro de arrimo em Cruz das Armas. Em várias avenidas e ruas da Capital ocorreram alagamentos e o trânsito ficou congestionado, com os motoristas tendo que trafegar com os faróis acessos.

Fonte: Diario da Borborema

Governo da Paraíba recebe verbas para cuidar de reserva legal

O Governo da Paraíba recebeu, do Governo Federal, mais de R$ 400 mil para “construção de cerca de 120 km ao longo do perímetro e em torno da área de reserva legal, com placas de identificação, no Projeto de Irrigação Várzeas de Sousa, localizado nos municípios de Aparecida e Sousa”. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo gabinete do deputado Luiz Couto (PT-PB), que acompanha semanalmente através do Siafi – Sistema Integrado de Administração Financeira, em Brasília, os recursos liberados para o Governo do Estado e municípios paraibanos, através de diversos convênios com órgãos federais. Os recursos foram liberados na semana passada. Confira a seguir quanto e para quem foram liberadas as verbas de convênio no período compreendido entre 29 de março último e 5 deste mês.

Fonte: Portal Correio

IPA paralisa programa de aração de terras

O Instituto de Pesquisas Agropecuárias de Pernambuco (IPA) teve que paralisar o programa de aração de terras na região do Pajeú por causa das terras que estão bastante molhadas e não oferecer condições para o trator trabalhar. Estavam programadas 11 mil horas/máquina e foi possível executar 8.200h. O IPA regional recebeu da secretaria de Agricultura e Reforma Agrária 11 carros novos que foram distribuídos com as cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Breginho, Itapetim, Santa Terezinha e Tabira e técnicos para todos os escritórios do Pajeú.

Três acusados da morte de Robson Ferreira são condenados

Três acusados de participação na morte do empresário e ex-superintendente da Emlur, Robson Ferreira, foram concednados pelo 1º Tribunal do Júri Popular da Capital. A sentença saiu no início da manhã desta quarta-feira, dia 9. O comerciante Francisco das Chagas Araújo, conhecido como Cariri, foi condenado a 16 anos de prisão. Já Gilvan da Silva Gomes, conhecido como "Sombra", e José da Silva Oliveira, o "Zéu", pegaram 13 anos de reclusão.Os advogados de defesa dos réus anunciaram que vão recorrer da decisão. junto ao Tribunal do Justiça do Estado.Outros três acusados de participação no crime também vão a julgamento: o ex-sargento da Polícia Militar, Gilmar Rodrigues de Melo e Arionaldo Vital da Silva, conhecido como "Naldinho". Já a ex-sogra de Robson Ferreira é acusada de ser a mandante do crime. Ela viajou para Portugal na véspera do crime. O julgamento dos três primeiros envolvidos na morte de Robson Ferreira começou no início da tarde desta terça-feira, dia 8. Robson Ferreira foi morto em 31 de março do ano passado com vários tiros.

Fonte: Diario da Borborema

terça-feira, 8 de abril de 2008

TRE cassa presidente da câmara de Sertânia

O Tribunal Regional Eleitoral cassou na noite desta segunda dia 7, o mandato do vereador e presidente da Câmara de Sertânia, Geraldo Rodrigues por infidelidade, na mesma ação movida pelo PPS em todo o estado. Ele trocou o PPS pelo PDT.

Fonte: NillJunior

Defesa civil confirma 25 mortes e calamidade em 75 municípios

A Defesa Civil do Estado confirmou no final da tarde desta segunda-feira (7) que o número de vítimas fatais em decorrência das fortes chuvas na Paraíba aumentou de 17 para 25 no final de semana. A informação foi divulgada no portal do Governo do Estado na Internet (www.paraiba.pb.gov.br), acrescentando que o número de municípios mais castigados pelas chuvas, aqueles em que se caracterizaria uma situação de calamidade, subiu de 58 para 75 em relação ao sábado (5). Ao mesmo tempo em que o Governo do Estado divulgava esse boletim, com dados atribuídos à "assessoria de imprensa estadual" o Universo Online (Uol) publicava levantamento registrando 17 mortos e 58 municípios em estado de emergência na Paraíba, "com quase 18 mil pessoas afetadas por enchentes, alagamentos e deslizamentos".

Prefeitura de Afogados da Ingazeira decreta estado de emergência

Depois de receber um relatório mostrando a situação das estradas da zona rural, os danos causados a passagens molhadas, o risco de rompimento de alguns açudes e barragens bem como os prejuízos causados na área urbana, com bairros como Borges e Macambira bastante afetados, o prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares (PSB) decretou estado de emergência nesta terça dia 8. Ele é mais um que participa da reunião com o governador Eduardo Campos nesta tarde no Palácio do Campo das Princesas para discutir a realidade dos municípios atingidos pelas chuvas.

Fonte: NillJunior

domingo, 6 de abril de 2008

Enem vem modificando modelo de vestibular, diz MEC

Um dos objetivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a sua criação é a possibilidade de intervir na elaboração dos currículos de ensino médio e no atual modelo de vestibular que ainda é adotado pelas instituições. Quem defende essa idéia é o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Amaury Gremaud.“Alguns vestibulares estão se modificando em função do Enem. De alguma forma, isso está acontecendo, ainda que lentamente”, diz.O coordenador-geral do exame, Dorivan Gomes, afirma que o objetivo do Enem é avaliar se o aluno conseguiu transformar as informações recebidas na escola em conhecimento. “Quando a escola só passa a informação, o aluno faz a prova e esquece depois. Mas quando o conteúdo está contextualizado com o mundo e a comunidade em que ele vive, aquilo não se perde mais e é esse conhecimento que ele vai usar na vida”, explica. Para ele, criou-se uma mentalidade de que o ensino médio é um curso preparatório para o vestibular. “A escola tem que preparar o cidadão. Não é a universidade que tem que dizer se o aluno tem de saber esse ou aquele conteúdo”, critica. Em 2007, os alunos que participaram do exame atingiram o melhor desempenho dos últimos 5 anos: 51,52 pontos na prova objetiva e 55,99 na redação (numa escala de 0 a 100). Já em 2006, as notas foram 36,09 e 52,08 respectivamente. De acordo com o diretor de avaliação da educação básica do Ministério da Educação, o desempenho dos estudantes durante as diferentes edições não pode ser comparado porque a prova apresenta níveis de dificuldade diferentes a cada ano.

Fonte: NoticiaNaHora