sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Audiência pública na Alepe discute PL do diploma nos concursos para jornalistas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa convocou audiência pública para o próximo dia 26, a partir das 9h, destinada à discussão do projeto de lei - de autorida do deputado e líder do Governo, Isaltino Nascimento (PT) - que estabelece a exigência do diploma em jornalismo para a ocupação das vagas de jornalistas nos três Poderes e nos órgãos e empresas do Estado. Se aprovada pela Casa, o Estado terá uma legislação que estabelece a obrigatoriedade da formação em Jornalismo para a inscrição nos concursos públicos destinado ao preenchimento de vagas de jornalistas. A audiência pública terá a presença da diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e presidente do Sindicato do Ceará, Deborah Lima, o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel, jornalistas, sindicalistas, estudantes, aliados e opositores da proposta. O projeto de lei que dispõe sobre a exigência do diploma de Jornalismo em concursos públicos em Pernambuco foi protocolado na Assembleia no dia 20 de outubro e seguiu para a CCJC. "O diploma é sinônimo de preparo, qualificação, conhecimento e compromisso ético no exercício da profissão", destacou o deputado Isaltino na ocasião. Iniciativas semelhantes também estão sendo tomadas em outros Estados.
Eis a íntegra do projeto de lei::
EMENTA: DISPÕE SOBRE A EXIGÊNCIA DO DIPLOMA DE JORNALISMO EM CONCURSOS PÚBLICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCODECRETA:
Art. 1º - Será exigida formação superior de Jornalismo aos participantes de concursos públicos para cargos inerentes ao exercício da profissão de Jornalista em Órgãos e Poderes do Estado de Pernambuco.
Art. 2º - Caberá as Instituições responsáveis pela promoção dos concursos públicos estaduais incluir nos seus editais a informação sobre a exigência do Diploma de Jornalismo.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.
Justificativa
O presente projeto busca assegurar que o provimento de cargos de jornalista em concursos públicos estaduais de Pernambuco, observe a exigência de apresentação de diploma específico para o cargo acima mencionado.
No caso, o diploma é sinônimo de preparo, qualificação, conhecimento e, principalmente, compromisso ético no exercício da profissão.
Sabemos que o compromisso do Jornalista é transmitir informação de qualidade, principalmente no âmbito do Poder Público devido o princípio da publicidade demonstrando transparência das ações.
Assim, entendemos de extrema essencialidade a formação acadêmica e técnica dos referidos profissionais.
Em vários Estados da Federação os legislativos já estão adotando tal postura para o exercício da atividade jornalística, ou seja a exigência do diploma para o cargo em concursos públicos estaduais a serem realizados após a Decisão do STF, no intuito de fortalecer o Setor Público.
Assim, solicitamos a colaboração dos meus pares para aprovação do presente projeto de lei
Sala das Reuniões, em 13 de outubro de 2009.
Isaltino Nascimento - deputado

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Musa do brasileirão no Sertão

A Musa do Brasileirão 2009, Wanessa Mattos estará visitando o município Afogados da Ingazeira no próximo sábado, dia 21 de novembro. A chegada da torcedora fiel do Sport está marcada para às 11h. Wanessa ficará hospedada na casa do prefeito Totonho Valadares. À tarde ela passará na Rádio Transertaneja FM onde irá conceder uma entrevista e logo depois seguirá para a Super Rádio Pajeú.A musa vai conhecer um pouco da cidade. À noite estará comemorando o aniversário do primo Alberto Seabra, junto com os irmãos Rafael e Henrique (Filhos deTotonho). O tema da festa será “Sport Clube do Recife”.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

São José do Egito, politica quente

Depois das acusações proferidas por Antonio Andrade na Rádio Gazeta FM, sábado (14) o vereador Flávio Jucá resolveu quebrar o silêncio e detonar. Veja o teor da Carta Aberta à população de São José do Egito: "Aclamado e legitimado pelo povo de minha terra o qual me honraram com 1.222 votos dando-me a segunda maior votação nas últimas eleições, sou com muito orgulho, representante da família JUCÁ na Câmara de Vereadores. Família JUCÁ que tem feito muito na historia centenária da terra da poesia. Tanto Paulo Jucá que foi prefeito por três vezes como o saudoso professor Bernardo Jucá tem sido espelho para a minha vida profissional e política. Educação, respeito e ética, são valores que trago do berço. Valores estes os quais não posso atribuir ao empresário Antonio Andrade.Antonio do Milhão, você não é merecedor de uma resposta por parte de um homem do povo, um homem escolhido democraticamente, fruto de suas ações em beneficio de toda a comunidade. Igualar-me a você seria rasgar o diploma que o povo me deu. Mas as mentiras e os afrontas desferidos por você no último sábado na rádio gazeta não ficarão impune.Apesar de todas as mentiras que você desfiou contra mim, você não imagina o beneficio que me trouxe. Foram inúmeros os telefonemas e os abraços de solidariedade por mim recebida.As suas mentiras serão desvendadas no próximo sábado dia 21 de novembro na mesma emissora de rádio e no mesmo horário para que o povo consciente de São José do Egito tome conhecimento e faça o seu julgamento".Flávio Roberto de Araújo JucáVereador

Jornalista da Globo e Mercadante se estranham em evento sobre indústria

Apresentador da Globonews, o jornalista Carlos Monforte protagonizou momentos constrangedores com o senador petista Aloizio Mercadante, nesta terça-feira (17). Mediador de talk show do 4º Encontro Nacional da Indústria, em Brasília, Monforte não dispensou alfinetadas no senador, que prontamente reagiu. A primeira estremecida entre os dois foi quando ao final da primeira intervenção de Mercadante - como já dito em post anterior, conferiu ao falatório o tom de palanque - Monforte disse "com vocês o senador Mercadante, do PT, e do Governo". Até então, os discursos estavam mais voltados para a economia. Mercadante, assim que iniciou fala no microfone, em outra oportunidade, perguntou porque Monforte também não havia comentado o discurso de Paulo Skaf, presidente da FIESP e vice da CNI, que também fez a linha pró-Governo. "Quem cobre 30 anos a política sabe", retrucou o jornalista. No complemento, Monforte disse "o PT mudou". Quando o senador tomou o microfone e disse "para melhor", em resposta ao jornalista. O senador tucano Tasso Jereissati também entrou na onda fustigou Skaf. "Eu pensava que de político aqui só tinha eu e Mercadante, mas vi que hoje eu sou o técnico", disse, referindo ao "otimismo exarcebado", como classificou posteriormente, do discurso do vice da CNI e presidente da FIESP.