sábado, 10 de maio de 2008

Mais chuvas pro Pajeu!

Desde ontem, na região do vale do Pajeu, chove com forte intensidade. Em Afogados da Ingazeira já choveu 38mm só ontem, mais isso não nem de longe o que choveu em São José do Egito, na sede do municipio foram registrados 80mm, chegando em alguns pontos do municipio até 85mm isso só ontem Sexta-Feira, hoje desde a manhã chove na capital da poesia. E a previsão é de mais chuva não só pra nossa região mais pra todo interior.

Afogados da Ingazeira vai realizar EXPOAGRO 2008

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira divulgou o calendário oficial da Expoagro 2008. Confira:
Dia 27 de junho : Cristina Amaral e Pau no Xote;
Dia 28 de junho : Daniel Bueno, Zé Bicudo (homenageado do São João de Caruaru) e Vozes do Campo;
Dia 29 de junho : Nádia Maya e Megabyte;
Dia 30 de junho : Maciel Melo, show pirotécnico, Jorge de Altinho e Forró Anjo Azul.


Fonte : Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.

Esse prefeito tinha o que fazer?

Bom se você pensa que já viu ou ouviu tudo, está enganado. O prefeito de Esperantina, no interior do Piauí, sancionou uma Lei municipal criando pra ser comemorado neste dia 09 de maio, ou seja ontem, naquele municipio o Dia do Orgasmo. os politicos brasileiros realmente tem uma vasta criatividade, pois pra tudo, sem restrições, tem um dia.

Yane Marques faz bonito na Russia

Yane Marques conquistou um ótimo resultado na semifinal da quinta etapa da Copa do Mundo, realizada ontem, na Rússia. A pernambucana terminou na décima colocação e garantiu vaga na final da competição, marcada para acontecer hoje. A conterrânea Larissa Lellys não teve a mesma sorte e ficou a apenas uma vaga da final. Ela terminou em 19° lugar e as 18 melhores passavam para a decisão. Larissa ainda não tem a vaga assegurada na Olimpíada de Pequim, ao contrário de Yane. Para isso, terá que fazer boas pontuações nas competições para subir no ranking mundial e garantir a classificação através da lista.

Do Site Nill Junior

Cássio cancela agenda e governo é vaiado em inauguração

A divulgação do vídeo no Youtube, em que o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) aparece em uma festa acompanhado de uma loira com quem troca beijos e outros carinhos, parece ter gerado um efeito paralisante no próprio protagonista do episódio, que cancelou sua agenda nesta sexta-feira (9), faltando inclusive a uma inauguração de uma escola em Santa Rita, onde sua presença havia sido amplamente anunciada. Durante discurso de inauguração da escola Enéas de Carvalho, o secretário Neroaldo Pontes recebeu vaias ao tentar justificar a ausência de Cássio. Em entrevista, Neroaldo afirmou que a ausência de Cássio foi por conta de uma audiência muito prolongada com os policiais em greve. Diferente do que foi demonstrado com as vaias, o secretário disse na ocasião que a presença do governador seria importante para ele receber o carinho do povo paraibano. Já o sítio A Palavra Online publicou que a primeira dama do Estado, Silvia Cunha Lima, também cancelou sua agenda para o dia das mães, diferente dos anos anteriores, quando ela teve uma vasta programação alusiva a esta data.

Do Portal Correio

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Homem é preso suspeito de tentar abusar de criança

Um homem suspeito de tentar violentar uma criança de dez anos foi preso na manhã da ultima terça-feira dia 29, no município de Custódia, no Sertão do estado. Azenaldo de Oliveira, de 20 anos, foi encontrado pela Polícia Militar no Sítio de Lambedor, em Custódia. De acordo com a polícia, ele tentou estuprar a filha de uma vizinha, com 10 anos de idade. O acusado já está na Cadeia Pública de Custódia.

Do Site 360º graus

Paraíba registra 1,7 mil casos de dengue em apenas 14 dias

Mais 1.700, casos 1.724 precisamente, de dengue clássica e outras sete ocorrências do tipo hemorrágica da doença foram registradas nos últimos 14 dias na Paraíba. Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico divulgado ontem pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o documento, os números subiram de 4.517 notificações da forma clássica e 23 da hemorrágica para 6.241 e 30, respectivamente. Na Paraíba, 15 municípios já tiveram confirmados os casos de dengue hemorrágica com o aumento de um para três óbitos decorrentes do agravamento dos sintomas provocados pela doença. Segundo o boletim, a dengue em sintomas mais graves já foi verificada em 15 municípios, sendo a cidade de Cajazeiras a lide no número de dengue hemorrágica, com 15 casos confirmados.

Do Portal Correio

Forças Armadas vão impedir tomada da Amazônia

A ampliação da presença das Forças Armadas nas fronteiras da Amazônia começará a ser executada no segundo semestre e vai incluir a instalação de unidades em reservas indígenas, adiantou ontem no Rio o ministro da Defesa, Nelson Jobim. “Nos próximos meses, vai haver crescimento exponencial da presença das Forças Armadas na Amazônia”, disse Jobim, que discute a ampliação com os comandantes da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, do Exército, Enzo Peri, e da Aeronáutica, Juniti Saito. A medida vai integrar o Plano Estratégico de Defesa e será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um mês. A idéia inicial é que a instalação de mais homens nas fronteiras comece em três meses. Ontem, Jobim citou os estados de Roraima e Amapá e a região conhecida como Cabeça de Cachorro, no noroeste do Estado de Amazonas, como os primeiros locais a ter ampliado o efetivo militar da Forças Armadas. A área da Cabeça de Cachorro faz fronteira com a Colômbia e é ocupada por cinco reservas indígenas. A proposta de aumentar a presença bélica nacional nas fronteiras do Norte e do Oeste do País fora antecipada por O DIA com exclusividade no último dia 2. Na ocasião, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, também um dos elaboradores do Plano Estratégico de Defesa, citou abertamente a transferência de militares do Rio, especialmente da Marinha, para o Norte. Jobim detalhou ontem que ficarão de fora da alteração unidades de logística, também muito presentes no Rio, como as escolas de formação de oficiais.
A presença de tropas em Roraima vai incluir a área da reserva Raposa/Serra do Sol, onde o conflito entre não-índios e indígenas se agrava a cada dia. “Queremos dizer claramente: terra indígena é terra brasileira. É terra de propriedade da União afetada a usufruto indígena. Não há nações ou povos indígenas, existem brasileiros que são indígenas”, destacou o ministro, após cerimônia comemorativa do Dia da Vitória, que marca os 63 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945.

Do Blog do Magno Martins

Promotor quer novo julgamento para fazendeiro

O promotor de justiça Edson Cardoso de Souza, que atua no caso Dorothy Stang , protocolou nesta quinta-feira (8), na 2ª Vara Penal, um recurso de apelação para um novo julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida. Acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária americana Dorothy Stang, o fazendeiro foi absolvido no júri realizado na na terça-feira (6). Em um primeiro julgamento, Bida havia sido condenado a 30 anos de prisão, mas teve direito a um novo julgamento porque foi condenado a mais de 20 anos. Segundo Cardoso, a decisão do júri contraria as provas dos autos. No mesmo documento, ele pede vistas dos autos para apresentar as razões da apelação. O promotor deverá protocolar ainda, nesta sexta-feira (9), pedido abertura de procedimento administrativo junto ao Sistema Penal para verificar em que condições foram produzidas um vídeo utilizado durante o julgamento. No vídeo, Amair Feijoli da Cunha, o Tato, nega que o fazendeiro tenha mandado matar a missionária. Tato teria sido o intermediário do crime e foi condenado a 27 anos de prisão, mas foi beneficiado com a redução de um terço da sentença, devido ao recurso de delação premiada.

Do Portal G1
initZoom('mudaFonte');

Ao contrário da violência, PE ajustou suas contas públicas

Pernambuco, hoje, ao contrário de Alagoas, Rio Grande do Sul e de mais alguns Estados é referência nacional pelos resultados fiscais que exibe, graças à seriedade com que tratou as contas públicas em passado recente. O preceito é aquele básico, elementar: o governante é apenas um administrador passageiro dos recursos da sociedade. É sua obrigação fazer uma gestão competente desses recursos, de modo a gerar poupança para investimentos. O economista Maurício Romão, no seu artigo de hoje no blog, faz uma análise da posição de Pernambuco em relação a outros importantes Estados da União quanto à situação fiscal, equilíbrio de contas que hoje apresenta. Ao contrário do que ocorre com as estatísticas relacionadas com o crime e a violência, onde nos situamos lamentavelmente nas alturas, no ítem contas públicas somos exemplo a ser seguido. Vale a pena ler o artigo de Maurício Romão na íntegra, do qual tivemos um amostra no parágrafo acima, que exibe a competência com que o articulista trata o assunto. Boa leitura.

Do blog do Magno Martins

Prefeitos da Paraiba são vitimas de assaltos

Dois prefeitos de cidades do interior paraibano foram assaltados na noite da ultima quarta dia 7, para esta quinta-feira dia 8. Segundo a polícia, os prefeitos de Aparecida, Sertão do Estado, e de Algodão de Jandaíra, Agreste paraibano, foram as vítimas dos bandidos. O gestor de Aparecida, Júlio César Queiroga, teve o apartamento arrombado por bandidos enquanto estava hospedado no Hotel ‘Solar da Praia’, em Tambaú em João Pessoa. O prefeito estava acompanhado com um dos filhos e havia saído do quarto no momento da ação. Os bandidos levaram uma mala, uma carteira e pertences pessoais das vítimas.

Do Site de Itamar França

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Policia destroi casas e lavouras do MST em Caruaru

De acordo com o MST, cerca de 50 policiais militares de Pernambuco destruíram barracos e lavouras das 60 famílias Sem Terra que vivem acampadas na fazenda Serraria, no município de Caruaru, agreste de Pernambuco.Os policiais chegaram acompanhados de um oficial de justiça pararealizar mandato de reintegração de posse. Com tratores destruíramtodo o acampamento.A fazenda, de 371 hectares, é improdutiva e é reivindicada pelo MSTpara fins de reforma agrária há mais de 10 anos. O fato da área tersido erroneamente incluída como área urbana, no plano dedesenvolvimento da Prefeitura de Caruaru, impede que ela sejadesapropriada para fins de Reforma Agrária.Há meses a Prefeitura tenta negociar a exclusão da fazenda da áreaurbana, mas o processo ainda está em andamento, segundo o movimento.A área já foi ocupada diversas vezes pelo MST e as famílias jásofreram vários despejos. Em março desse ano a área foi re-ocupadamais uma vez. Durante a ocupação as famílias Sem Terra foram ameaçadas por policiais militares, que chegaram na área fortemente armados e sem nenhum mandato judicial de reintegração de posse.

Do Site de Nill Junior

Condutor suspeito de estar alcoolizado é preso pela PRF, da Paraiba

A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta quarta-feira, dia 7, um homem de 53 anos acusado de estar sob efeito de bebida alcoólica enquanto dirigia um caminhão. A prisão ocorreu após a PRF ter chegado ao local de um acidente entre dois caminhões, sendo um deles do acusado, Hércules Urquiza, na BR-230 próximo ao Acesso Oeste, na Capital paraibana. Felizmente, não houve vítimas na ocorrência, entretanto, Hércules Urquiza foi levado à 1ª Delegacia de Polícia Civil de João Pessoa para que se averiguasse o suposto consumo de bebida alcoólica.

Hospital de Serra Talhada cria projeto modelo

Há um mês que o casal de médicos "Dr. Potopo" e "Dra.Curandela" visita a Pediatria do Hospital Regional de Serra Talhada (Hospam) e quando saem deixam os pequenos pacientes muito felizes.Os médicos fazem parte do projeto Brincando no Leito de iniciativa da XI GERES e são personagens criados pelos os atores Giovani Sá e Fátima Alves,que duas vezes por semana brincam, contam estórias e divertem os internos. O projeto pode servir em breve, de modelo para outras unidades no interior.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Júri absolve fazendeiro acusado de mandar matar Dorothy

Acusado de ser o mandante da morte da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi absolvido pelo conselho de sentença durante o segundo julgamento a que foi submetido. A decisão revoltou as famílias da vítima e entidades de direitos humanos presentes no salão do júri. O promotor Edson Souza disse que pretende recorrer da decisão. Os jurados entenderam que não havia provas suficientes para condenar o fazendeiro e ele será solto. No mesmo julgamento, que durou dois dias, o pistoleiro Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, foi condenado a 28 anos de prisão em regime fechado. Dorothy, defensora dos direitos humanos e que trabalhava em área de conflitos fundiários, foi morta a tiros em Anapu, a 300 quilômetros da capital paraense, em 12 de fevereiro de 2005. A previsão é a de que o julgamento demore dois dias. O que pesou na absolvição de Moura, condenado a 27 anos no primeiro julgamento, realizado no ano passado, foi o depoimento do pistoleiro favorável ao fazendeiro, assumindo sozinho a autoria do crime. Ele descartou um possível mandante, dizendo ter planejado executado sozinho o crime. A defesa de Moura festejou a absolvição juntamente com os familiares do fazendeiro. O promotor sustentou contra Moura e Sales a acusação do homicídio qualificado, com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Também afirmou que o crime foi praticado mediante promessa de pagamento. Ele denunciou da tribuna as ameaças que vem sofrendo, dirigida a seus familiares. "Essas ameaças, feitas por telefonemas anônimos, vem ocorrendo há cerca de um ano", disse Souza. O advogado Eduardo Imbiriba, defensor de Moura, viu coroada sua tese de negativa de autoria. Ele foi categórico ao dizer que não existe nenhuma prova concreta no processo que incrimine o fazendeiro. Segundo Imbiriba, houve contradições no inquérito policial que favoreceram Moura. Como Moura e Sales foram condenados a mais de 20 anos de prisão cada um, 30 e 27 anos respectivamente, eles tiveram direito a novos julgamentos. O fazendeiro foi condenado em 14 de maio de 2007. Sales, executor do crime, foi condenado em dezembro de 2005, recorreu e em 22 de outubro de 2007 o júri confirmou a condenação. A defesa dele recorreu, alegou problemas técnicos e o segundo julgamento foi anulado.

Do jornal o Povo

Agências dos Correios e Multibank são assaltadas

A onda de assaltos volta a atormentar a população do Estado. Mais uma agência dos Correios e um Multibank foram assaltados na tarde da ultima segunda-feira. O assalto à agência dos Correios aconteceu por volta das 15h, no município de Santa Terezinha, no Sertão do Estado. De acordo com testemunhas, dois homens chegaram em uma moto preta. Um deles desceu do veículo e, com arma em punho, anunciou o assalto. Ele exigiu que todo o dinheiro do caixa fosse repassado e depois subiu na moto, onde o outro assaltante o aguardava e os dois fugiram. O assalto à agência do Multibank aconteceu em Bayeux, na Grande João Pessoa, por volta do meio-dia, quando dois homens também numa moto preta e fortemente armados entraram na agência que fica no Mário Andreazza e levaram uma quantia que não foi revelada.

Do Portal Correio

Caso Dilma Rousseff!

O País volta, hoje, suas atenções para Brasília. A partir das 10 horas, na Comissão de Infra-estrutura do Senado, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai responder as provocações da oposição sobre a montagem do dossiê contra a família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Oficialmente, a convocação da ministra é para falar do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Como a base governista derrotou a proposta de convocação de Dilma para prestar depoimento na CPI dos Cartões, o cenário do confronto será numa comissão técnica do Senado. Ontem, véspera da ida da ministra ao Congresso, PSDB e DEM, partidos de oposição que têm maiores bancadas no Senado, se reuniram para discutir uma estratégia que possa encurralar, hoje, a ministra. “Vamos perguntar o que for necessário, sem hostilidades. A nossa intenção é perguntar bem em cima de fatos fundamentados”, adianta o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que, ontem, conduziu a reunião da bancada tucana num almoço na casa do senador Tasso Jereissati (CE). Não espere que a ministra seja esmagada. Seu depoimento tem todos os ingredientes para não chegar a lugar nenhum. Assim, não se surpreenda se, ao final, a montanha parir um rato.

Do blog do Magno Martins

Carnaiba, Arcoverde, Iguaracy e Flores. Entre os poucos municipios que estão regulares perante o Governo Federal

Dos 184 municípios de Pernambuco apenas nove (Arcoverde, Belém de Maria, Cabrobó, Carnaiba, Flores, Iati, Ibimirim, Iguaraci e Lajedo) estão regulares perante o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), do Governo Federal. Ou seja, 4.89%. Um caos brasileiro. Fato de extrema gravidade e que comprova o grau de descontrole de nossas gestões municipais. As restrições detectadas pelo Siafi decorrem de pendências das prefeituras junto à prestação de contas de convênios e/ou de outras irregularidades constitucionais e legais.
Tais pendências impedem o repasse de recursos voluntários para os municípios pernambucanos, portanto engessados e impedidos de avançar de forma eficiente. Desta forma não adianta sequer ter projeto pronto se o município não estiver regularizado perante o controle federal, isto é, com pendências, especialmente de Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e Certidão Negativa de Débitos (CND), deixou de gastar 15% do orçamento de um exercício na saúde, 25% na educação ou tenha havido erros contábeis etc. É bom salientar que a falta de monitoramento das obrigações contratuais, constitucionais e legais da execução orçamentária municipais comprometem as suas finanças e também enfraquecem a circulação significativa de recursos no Estado. Reflete o nível de organização e responsabilidade fiscal que infelizmente ainda é comprometedor.

Do Blog do Magno Martins

Julgamento dos assassinos do prefeito de Floresta acontece na capital

Os dois acusados da morte do prefeito de Floresta, Oscar Ferraz Filho, estão sendo julgados no Primeiro Tribunal do Júri, localizado no 2º andar do Fórum Joana Bezerra, no Recife. Os dois réus são Marcos Klério Alves dos Santos, conhecido como Keu, e José Ronaldo Siqueira, o Noguinha. Keu é acusado por ser o autor dos disparos que vitimaram Oscar Ferraz. Já Noguinha será julgado por ter ajudado a planejar o assassinato e por ter fornecido a moto utilizada no crime, que aconteceu em abril de 1999. Segundo a polícia, o motivo do crime foram as eternas brigas entre as famílias Novaes e Ferraz. De acordo com informações do promotor de Justiça que está cuidando do caso, André Rabelo, Oscar Ferraz Filho foi morto na frente da casa onde morava, quando voltava da missa com sua mulher. A mandante do crime, Sandra Rejane Barros Bezerra Novaes, já foi julgada e condenada.

Do site Pe 360º

Defesa Civil de Pernambuco alerta para chuva forte no interior nos proximos três meses

Um alerta feito ontem, terça-feira pelo Laboratório de Meteorologia e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil prevê chuvas fortes e acima da média para municípios do interior de Pernambuco nos próximos três meses. Já na segunda-feira passada, pelo menos oito municípios do Sertão Central e do Pajeú sofreram com as fortes precipitações durante a tarde e noite. Em alguns casos, como no município de Serrita, choveu em um dia mais do que a média mensal. Em todo o Sertão do Pajeú as chuvas vieram com força, carregadas de raios e trovões e assustando muita gente. Diante desta situação, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) iniciou um trabalho de alerta, em conjunto com as coordenadorias municipais, para saber quais foram as conseqüências das chuvas. Segundo os dados coletados por IPA e CODECIPE, as chuvas neste período não são comuns com esta intensidade e estão relacionadas com as mudanças climáticas que estão havendo no mundo.

Do site Nill Junior

Integrantes do Fetraf ocupam sede do INSS

Cerca de 8 mil agricultores familiares ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco - Fetraf-PE - ocuparam nesta terça, a sede do INSS, em várias cidades do interior de Pernambuco (como Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Palmares e Canhotinho). A Fetraf cobra do Governo Federal a manutenção dos direitos dos agricultores(as) em acessarem a previdência social. Eles falam da conquista do direito da mulher do campo se aposentar com 55 anos de idade e do homem com 60, desde 1988. Agora, após 20 anos desta conquista o governo quer aumentar a idade da mulher se aposentar para 60 e do homem para 65.
Um outro direito que o governo quer abolir é do trabalhador do campo ter a carteira assinada. A medida provisória 410 flexibiliza para a classe empregadora poder contratar mão-de-obra por um prazo de até 60 dias sem a obrigatoriedade de assinar a carteira de trabalho. Eles estão reivindicando o acesso à terra, em Pernambuco são mais de 30 mil famílias acampadas embaixo das lonas, sem perspectiva de serem assentadas e exigem do Incra e do Governo Federal o cumprimento da Constituição Federal, quando diz que o latifúndio improdutivo é passível de desapropriação para reforma agrária.

Da TV ASA BRANCA

Cidade mais que violenta violenta

Após relativo período de calma, Santa Cruz do Capibaribe volta a presenciar aumento nos índices de criminalidade. De acordo com o comissário de policia de São Domingos (Brejo da Madre de Deus), Rui Medeiros, os índices estão crescendo de tal forma em Santa Cruz do Capibaribe que vem ocorrendo frequentemente a transferência de várias ocorrências para o Posto Policial daquele distrito brejense. Segundo Rui algo está errado. Mesmo sendo uma cidade exemplo de segurança, algumas arestas precisam ser aparadas. De acordo com ele a cidade necessita de um maior efetivo policial. E acrescentou: ´´temos que cobrar da secretaria melhorias``. A vereadora e arque inimiga de Rui Medeiros, Zilda Moraes, em outra oportunidade ao fazer o uso da tribuna na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe relatou que na rua onde mora acontecem três assaltos por dia. Na ocasião o vereador retrucou desmentindo a parlamentar. No entanto, o fato é que independentemente dos atritos entre os dois parlamentares e dos títulos de cidade segura que o município adquiriu a população está apreensiva até mesmo de sair na rua.

Do blog do Melqui Lima

terça-feira, 6 de maio de 2008

Mais chuva pro Sertão

Depois de alguns dias sem sequer serenar, ontem voltou a chuver forte na região do vale do Pajeu, se cumprindo o que se havia previsto pelos meios de comunicação e previsão do tempo. Em São José do Egito a precipitação pluviométrica foi de 35mm, chuveu também em outras cidades como Tuparetama, mais com menor intensidade. É essa chuva vei em boa hora pras lavouras de milho e feijão, os sertanejos agradessem.

Animais na pista continuam causando acidentes no Estado da Paraiba

O tráfego de animais nas rodovias da Paraíba continua causando sérios acidentes, sobretudo nas estradas estaduais que são mais desprovidas de vigilância. O caso mais recente ocorreu na noite desta segunda-feira dia 5, na BR-361. Os acidentes envolvendo animais e veículos continuam na BR-361 têm sido frequentes. Na noite da segunda-feira, mais uma pessoa foi vítima de colisão entre animal e motocicleta. Desta vez quem teve o infortúnio de encontrar um animal na pista foi Marlene Miguel da Silva, preso albergado, 34 anos, que reside na Rua Laura da Costa Mangueira em Diamante. Segundo relatos divulgados pela polícia, era por volta das 18h40m, quando a vítima se dirigia ao Presídio de Itaporanga para passar a noite, onde é preso albergado. Ele estava pilotando a motocicleta marca Honda, CG 125, de cor azul, placa KOF 2310, momento em que colidiu com uma vaca que estava deitada na pista. Devido ao impacto, a vítima ficou desacordada por alguns minutos, sendo socorrida para o hospital da cidade de Itaporanga. Segundo as últimas informações repassadas pelo hospital, Marlene Miguel da Silva, sofreu escoriações pelo corpo, quebrou uma perna, porém passa bem. Nas rodovias que ligam Café do Vento a Sapé e Santa Rita-Espírito Santo-Sapé, também são frequentes os acidentes.

Do Portal Correio

Garotos tapam buracos na PE-320, que liga São José do Egito a várias cidades da região, inclusive Afogados da Ingazeira

A situação das estradas no Sertão do Pajeú está de mal a pior. A omissão do poder público está provocando uma verdadeira situação de calamidade e colocando em risco a vida de muitos motoristas em virtude das inúmeras crateras. Na PE-320 no Sítio Santo Antonio, na manhã de ontem, foi flagrado um garoto, tapando buraco (foto) arriscando a vida por uns trocados. O interessante é que o assunto já foi debatido em emissoras de rádio, e imprensa escrita (jornais da região) e nada até o presente foi resolvido. Essa é uma realidade inaceitavel.

Parabéns, a capital do "xaxado" comemora hoje mais um aniversário

A "Capital do Xaxado", Serra Talhada, acorda em festa nesta terça comemorando 157 anos de emancipação política. Haverá várias atividades durante todo o dia, dentre atrações culturais e shows organizados pelo governo municipal em parrceria com a FUNDARPE. De acordo com o censo de 2007, Serra tem 76.285 habitantes. Sua Área é de 2.979,97 km² representando 3,03 % do Estado, 0,19 % da Região e 0,04 % de todo o território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,68 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Os dados são da AMUPE. Parabéns Serra Talhada, que essa data se repita por muitos e muitos anos.

Onda de assaltos assusta passageiros de ônibus na Paraiba

Uma onda de assaltos a ônibus gerou pânico no Sertão da Paraíba. Dois assaltos ocorreram no Sertão da Paraíba, levaram passageiros ao pânico e estão gerando medo a quem precisa viajar por essa meio deste transporte na região. Ambos os assaltos tiveram a mesma característica: Cinco homens armados com pistolas e encapuzados interceptaram os veículos e ameaçando os passageiros, obrigado-os a entregar tudo que tinham. O primeiro assalto aconteceu na noite da sexta-feira (2), quando um veículo da empresa Guanabara foi interceptado na BR-230, entre os municípios de Patos e Malta. Os assaltantes fizeram um arrastão entre os passageiros e fugiram. O outro assalto aconteceu na noite do sábado (3) na Rodovia PB 323, entre os municípios de Catolé do Rocha a Brejo dos Santos. De acordo com os passageiros cinco homens encapuzados e fortemente armados interceptaram o ônibus fazendo com que o motorista parasse. A Polícia organizou uma operação para tentar prender os bandidos, mais sem exito até agora.

Do blog Aldo Vidal

Afogados da Ingazeira sem prefeito, a cidade pode ter um interventor

O vice prefeito Augusto Martins (PTB) ainda não assumiu a prefeitura de Afogados da Ingazeira. O gestor está no Recife buscando uma orientação jurídica. De acordo com uma interpretação preliminar que recebeu de sua assessoria jurídica, caso assuma o governo, Augusto poderá ficar impedido de concorrer a cargo eletivo por conta da legislação eleitoral. Assim, Augusto não assumirá enquanto não tiver 100% de convicção de que não terá prejuízo eleitoral.O pior é que a regra valeria também para o presidente da Câmara, José Edson Ferreira, "Zé Negão". Neste caso, enquanto o prefeito Totonho Valadares estiver ausente, o município poderá ser gerido por uma das juízas do município ou mesmo um(a) interventor(a). A notícia vazou através de uma representante do poder legislativo e foi confirmada posteriormente.

Do Site Nill Junior

Câmara quer auxílio-funeral de R$ 16 mil a deputados

A Mesa da Câmara apresentou projeto que institui mais uma verba para os deputados federais, o auxílio-funeral. Assinado pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o projeto coloca sob responsabilidade da Câmara a realização de toda a cerimônia fúnebre, incluindo a compra do caixão, ou destina cota de R$ 16.500 para ressarcimento à família dos gastos efetuados. O texto abre ainda a possibilidade de a Câmara bancar as despesas funerárias até mesmo de ex-deputados. Além de 15 salários anuais de R$ 16.500, os deputados recebem mensalmente auxílio-moradia (R$ 3.000), cota postal e telefônica (R$ 4.200), verba para contratação de assessores (R$ 60 mil), verba para manutenção de escritórios nos Estados (R$ 15 mil) e cota para aquisição de passagens aéreas (varia de R$ 4.400 a R$ 17,6 mil). Somando tudo isso o resultado é aproximadamente R$ 50.000 de gastos só com parlamentares, isso oficialmente.

Da Folha de S.Paulo

Força diz que Paulinho é inocente e vai às ruas apoiá-lo

Em nota de apoio ao deputado federal e presidente da Força Sindical Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, a direção nacional da central caracterizou as denúncias feitas contra o parlamentar na imprensa como descabidas. Para a Força, as revelações foram feitas porque os trabalhadores enfrentam uma oposição acirrada, autoritária e conservadora e por conta do apoio dado pelo deputado à redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas por semana sem a redução dos salários. "O presidente da Força Sindical, está sendo vitima, mais uma vez, de implacável perseguição política, cujo único objetivo é impedir que mantenha, como sempre manteve, sua independência política e sua luta incansável na defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros", diz trecho da nota. O documento afirma ainda que o deputado, suspeito de ter se beneficiado de um esquema de fraude em empréstimos concedidos pelo BNDES a prefeituras e empresas, é um exemplo para a classe de trabalhadores. A diretoria da Força reitera que no dia 28 de maio promoverá manifestações por vários Estados em busca de apoio à redução da jornada.

Da Folha de S.Paulo

Ministro julgará Cássio Cunha Lima, de quem já foi advogado

O escritório de advocacia do ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Caputo Bastos recebeu, em 2003, R$ 500 mil do governo da Paraíba, na primeira gestão do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Bastos, como os demais seis ministros do TSE, vai julgar recurso da defesa de Cunha Lima contra decisão do TRE da Paraíba, que cassou o mandato do tucano por abuso de poder político na eleição de 2006. O empenho ao escritório Caputo, Bastos e Fruet Advogados, de Brasília, foi em duas parcelas de R$ 250 mil, pela Secretaria das Finanças da Paraíba, em junho e julho de 2003. O pagamento refere-se aos honorários de Caputo Bastos e Cláudio Fruet, seu sócio, pela atuação que tiveram no STF (Supremo Tribunal Federal), em recurso extraordinário contra ação apresentada por servidores públicos da Paraíba. O recurso chegou ao STF em 1993, quando Ronaldo Cunha Lima, pai de Cássio, governava o Estado.

Da Folha de S.Paulo

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Esporte amador

Neste fim de Semana tivemos a definição de dois semi-finalistas do Campeonato Egipciense de Futebol Sub-21, com dois empates no primeiro jogo Confiança 2 Maximus 2, o Confiança se classificou. No segundo jogo também deu empate Estreito 0 Fluminense 0, o Estreito também se classificou, pois tanto o Confiança quando o Estreito jogavam pelo empate. Ontem tivemos também dois jogos pelo Campeonato Egipciense de Futebol Feminino o Rebeldes e o Itapetinense empataram em 2 a 2, e o Auto Cruzeiro venceu o Riacho Verde por 4 a 2. Assim vai chegando o fim do primeiro turno do campeonato a final deste turno acontece no proximo domingo as 4 da tarde no Estadio Municipal Francisco Pereira entre as Equipes de Rebeldes e Itapetinense.

Confira os campeões pelo Brasil

Começamos em São Paulo, onde não deu zebra o Palmeiras fez 5 a 0 na Ponte Preta, e depois de 12 anos sagrou-se campeão Paulista. Já no Rio de Janeiro o mengão também não deixou duvidas e conquistou o bi-campeonato carioca com a vitoria de 3 a 1 em cima do Botafogo. No campeonato mineiro, depois de golear no primeiro jogo da dicisão o Cruzeiro venceu pela contagem minima de 1 a 0 o Atletico e foi proclamado campeão mineiro. No Gauchão com uma vitoria mais que arrasadora 8 a 1 pra cima do Juventude. o Internacional foi mais uma vez campeão gaucho.
Em Goias o titulo foi mesmo pra o interior, Goias 0 x 3 Itumbiara. Partindo pra o nordeste: No Ceara o Fortaleza com a vitoria por 4 x 2 com o Icasa é o campeão cearense, na Paraiba o titulo ficou mesmo em Campina Grande. O Campinense empatou em o a o com o Souza e é o campeão paraibano. Fim dos estaduais, e começo do brasileiro das series A e B já nesta semana.

Partidos sentam no "Conclave" em Tabira

Hoje, a UNIÃO POR TABIRA senta novamente para as discussões sobre a formação da chapa majoritária que vai disputar as eleições deste ano. Essa é a terceira reunião do grupo. Disputam a pré-candidatura Marcílio Pires – PDT, Edmundo Barros – PR, Carlos Véras – PT e Edgley Freitas – PMN. O comunista Joselito Rodrigues não poderá compor a chapa da União, uma vez que seu partido o PC do B tem grandes chances de sair numa coligação com o PSB do ex-prefeito Dinca Bradino. Hoje, o PHS – Partido Humanista da Solidariedade – 31 irá apresentar critérios para escolha da chapa majoritária. A reunião contará com os seguintes partidos: PTB – Pres. Mário Amaral, PSDC – Pres. José Amaral, PSC – Pres. Mano, DEM – Tadeu Sampaio e Vice Aderval, PHS – Pres. Flávio Marques e Vice Genildo Santana, PMN – Pres. Edgley Freitas, PV – Pres. Sandro Ferreira, PR – Pres. Edmundo Barros e Vice Edinho Cordeiro, PDT – Pres. Joseivo e Vice Marcílio e o PT - Pres. Carlos Véras.

Do blog Tabira Hoje

Sargento transexual é expulso pelo Exército

A operação de mudança de sexo custou a farda ao terceiro-sargento Fabiano de Barros Portela, 28 anos, que agora prefere ser chamado de Fabiane. O militar foi expulso do Exército. Ele já estava afastado, conforme revelou O DIA em 19 de abril. “Entrarei com uma liminar para suspender a exclusão”, disse Fabiane, que pretende entrar com ação na Justiça semana que vem. Ela quer retomar suas funções e ser reconhecida como mulher pelas Forças Armadas. O militar trabalhava no departamento de enfermagem do 17º Batalhão Logístico de Juiz de Fora (MG). Junta médica do Exército diagnosticou seu caso como transtorno dos hábitos, dos impulsos e da identidade sexual, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como transexualismo e tratada como doença pela psiquiatria.
Em 2006, o Exército explica que ela passou a ter problemas de saúde que prejudicavam seu trabalho. Ela foi submetida a exames e afastada por licença médica. Fabiane conta que ano passado foi convocada para perícia médica e diz ter sido obrigada a assinar pareceres usados pelo Exército para embasar sua exclusão. O terceiro-sargento sempre se preocupou em esconder os traços femininos de seu corpo para não sofrer preconceito dos colegas de farda. Em depressão desde 2003, se submeteu à cirurgia que lhe custaria o emprego em 27 de março deste ano, em Jundiaí (SP). Pagou R$ 17 mil. “Eu sofri muito. Fiquei em depressão profunda durante um ano. Nesse período cheguei a pegar a faca várias vezes para cortar meu órgão genital. Agora não tenho mais aquele peso e hoje sou como qualquer outra mulher. Estou realizada. Tinha vergonha do meu corpo. Depois da cirurgia até perdi a virgindade”, disse Fabiane, que entrou para o Exército em 1999. Fabiane conta que desde pequena não se sentia bem com seu corpo, mas não sabia a razão. Aos 25 anos, descobriu que sofria de transexualismo e decidiu procurar a orientação de um advogado sobre o melhor momento para fazer a cirurgia de mudança de sexo. “Ele disse que era melhor eu esperar dois anos. E que assim que eu completasse 10 no Exército e me estabilizasse poderia procurar a clínica e ele se encarregaria dos papéis para o pedido da minha aposentadoria”, revela o militar.

De O DIA

Marcha da Maconha reuniu 1500 adeptos no Recife

A Marcha da Maconha no Recife reuniu cerca de 1,5 mil participantes. A organização distribuiu 20 mil panfletos chamando a população para o ato. A concentração aconteceu no Cais do Apolo, no bairro do Recife Antigo. Seguindo a diretriz nacional, o porte e o consumo da maconha durante a marcha foram desaconselhados pelos organizadores. A Marcha estava programada para acontecer também em Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Fortaleza, Florianópolis, Vitória, Brasília e Santos.
- A Marcha é um evento sério que tem o objetivo de debater o assunto para mudar a lei que criminaliza o uso. Não queremos fazer apologia. Queremos apenas que a produção e a distribuição da maconha sejam regularizadas no País - disse um dos organizadores do evento, Gilberto Lucena Borges. Segundo Borges, a regulamentação da maconha traria benefícios econômicos e sociais. - A discriminalização geraria divisas para o Estado. A legalização da produção e da distribuição iria reduzir os índices de violência e poderia contribuir para uma cultura de paz. Além disso, a plantação da erva seria uma opção econômica também para o semi-árido nordestino - defende Borges. Os manifestantes seguiram em passeata por algumas ruas do Recife Antigo e fizeram uma nova concentração no marco zero da cidade. Com palavras de ordem, muitos usaram máscaras, bandeiras e camisas com frases em defesa do uso da maconha.

Do JB Online

Eduardo considera vitória pessoal sua, eleição em Aliança

O candidato da coligação Renovação e Progresso, Azoka Gouveia (PR) venceu a eleição suplementar de Aliança (Mata Norte). Ontem à noite, através de sua assessoria, o governador Eduardo Campos disse que a eleição de Azoka em Aliança foi uma "vitória pessoal" para ele. O republicano foi eleito com 9.612 votos, derrotando o candidato do PSDB, Cláudio Guedes (Kaká), que obteve 8.205. A diferença entre os dois foi de 1.407 votos. A abstenção foi de 8.252 votos, o equivalente a 30,8% do universo de votantes. Os nulos foram 382 e brancos 377.
Ao comentar o resultado da eleição, Azoka atribuiu o sucesso nas urnas ao governador Eduardo Campos (PSB) que na, última quinta-feira, esteve na cidade para reforçar seu palanque. 'Antes da vinda dele a diferença era de apenas 4% em favor da minha candidatura. Seria empate técnico. A parceria com o governo do estado nos ajudou bastante'.

Do Diario de Pernambuco - Rosália Rangel

Um exemplo a não ser seguido

O provérbio “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, se encaixa perfeitamente à situação vivida pela Compesa. Habituada a mandar para o SPC quem não paga a conta em dia, a estatal acaba de ser notificada pela Serasa pelo atraso no pagamento de sua conta de energia. É incrivél, não acha.

domingo, 4 de maio de 2008

Diretor da X GERES ameaça PSF que não funcionar

Nos últimos dias aumentou bastante o número de pessoas que procuram os serviços do Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira e segundo o Diretor da X GERES, Dr. Maurício Valadares, isso está acontecendo por que os PSFs (Programa de Saúde da Família) não estão cumprindo com seu papel. "O médico precisa trabalhar 40 horas por semana e pelas informações que estou recebendo tem lugar onde o profissional não trabalha nem 02 horas" criticou Valadares. Ainda de acordo com Dr. Maurício Valadares tem PSF que o médico está limitando o número de fichas para atendimento quando pela lei, precisa passar o dia atendendo. "Vamos reunir os secretários de saúde da região e onde o problema não for resolvido fecharemos o PSF", afirmou Dr. Maurício.

Do blog de Aldo Vidal

Prorrogada campanha de vacinação da AFTOSA

Os criadores que ainda não vacinaram seus animais contra febre aftosa vão poder imunizá-los até o dia 15 de maio sem pagar multa. A informação foi dada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro, que aguardava autorização do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para estender o prazo da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. A prorrogação ocorreu em decorrência do comprometimento da vacinação ocasionado pelas fortes chuvas que recentemente atingiram o estado. Depois de adquirida a vacina, o criador não pode esquecer de levar a nota fiscal e declarar a vacinação no escritório da Adagro ou nas secretarias municipais de agricultura. O prazo para a declaração vai até o dia 30 de maio. Quem não declarar até esta data pagará multa de no mínimo R$ 60,00.

Do blog Aldo Vidal

Planos de saúde terão reajuste de 5,48%

As mensalidades dos planos de saúde individuais e familiares contratados a partir de 1999 terão reajuste de 5,48% neste ano. O índice foi estabelecido nesta quarta-feira (30) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passa a ser aplicado às prestações já partir de sexta-feira, conforme a data de assinatura do contrato de cada cliente.De acordo com a agência, cerca de 6,2 milhões de consumidores, todos usuários dos chamados planos novos, terão a mensalidade de seu plano reajustada. O número representa 12,9% do total de 48,2 milhões de usuários de planos no país, e não inclui usuários de planos empresariais e coletivos tampouco dos chamados planos antigos, contratados antes de 1999. Nesses dois casos, há regras particulares para o aumento.Alfredo Scaff, secretário-executivo da ANS, afirmou que o reajuste definido hoje é o menor já autorizado pela agência desde 2000, ano em que ANS iniciou a regulação do funcionamento dos planos no país. Scaff informou também que desde 2004, quando as mensalidades foram reajustadas em 11,75%, o índice estabelecido pela ANS vem caindo ano a ano.Ainda segundo Scaff, o percentual de reajuste foi calculado a partir da média dos aumentos aplicados às mensalidades dos planos coletivos e empresariais, justamente para assegurar compatibilidade do índice com a realidade do mercado.Os planos coletivos e empresarias têm as mensalidades negociadas diretamente entre contratante e contratado, disse, em entrevista à Agência Brasil. Como no plano individual ou familiar o cliente não tem esse poder, a ANS define o reajuste conforme a média dos reajustes já negociados com os planos coletivos.O secretário-executivo da agência informou que dúvidas com relação ao aumento das mensalidades podem ser esclarecidas com a própria ANS por meio do telefone 0800-7019656 ou pelo site www.ans.gov.br.

Do Site NoticiaNaHora

14 anos sem Ayrton Sena

No Brasil, ficou marcado como um dos dias mais tristes na memória coletiva do país. Na Fórmula 1, ficou gravada como a página mais negra de um desporto que já vira desaparecer outros grandes de forma trágica, como Gilles Villeneuve. A 1 de Maio de 1994, Tamburello transformou-se em curva maldita no destino de Ayrton Senna da Silva, o mais carismático piloto da história da Fórmula 1. Ontem, cumpriram-se 14 anos após a sua morte no Grande Prémio de San Marino. Depois de duas desistências consecutivas nas primeiras provas desse Mundial de 1994, no qual se estreava ao volante de um Williams, Ayrton Senna liderava o Grande Prémio de San Marino à entrada da 8.ª volta. Um Grande Prémio já pintado de tragédia, com a morte do austríaco Roland Ratzenberger nos treinos Ayrton Senna entrou na curva Tamburello a quase 300 km/hora e seguiu em linha reta, até bater violentamente no muro. As imagens posteriores deixaram todo o mundo de respiração suspensa. O corpo de Senna inerte, ao lado do carro, com médicos e assistentes, em vão, a tentar a reanimação do brasileiro. E assim foi durante intermináveis 17 minutos, até o féretro (já o era, sabe-se hoje) de Senna ser transportado de helicóptero para o hospital de Bolonha, onde a sua morte seria confirmada horas depois. O mais popular campeão de sempre da Fórmula 1 desaparecia assim, perante milhões de espectadores. A lenda , essa, permanece imortal.Senna revolucionou o mundo da F1, ganhou três títulos mundiais, bateu recordes atrás de recordes e, sobretudo, deixou um carisma difícil de igualar. "Ayrton tinha um carisma que Schumacher não foi capaz de transmitir", registou Bernie Ecclestone, patrão da F1, após o abandono do heptacampeão Michael Schumacher, o piloto que viria a superar a maioria dos registos de Senna, em 2007.O Brasil perdeu um dos maiores mitos de sua história. Dentro de um cockpit, vestindo macacão, luvas, sapatilhas e um capacete amarelo com listras verdes e azuis, o Herói das manhãs de domingo mostrou ao mundo que a nação não era apenas o país do futebol. Nascido em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, Ayrton Senna da Silva se tornou uma lenda com sua determinação em busca da vitória. Uma de suas celebres frases, Senna enfatiza essa obsessão pelo primeiro lugar: "Chegar em segundo lugar é ser o primeiro dos últimos". Além da garra em busca do lugar mais alto do pódio, o corintiano que possuía em seu nome o sobrenome mais popular do país, encantou o mundo com suas ultrapassagens, com um carisma de um herói de histórias em quadrinhos, e claro, com um amor à sua pátria ainda não visto em um esportista brasileiro. Senna disputou, em 10 anos de carreira, 162 Grandes Prêmios conquistou 41 vitórias, 80 pódios e 65 pole positions. Após sua morte, nenhum outro piloto da categoria perdeu a vida em um Grande Prêmio.

Do Site NoticiaNaHora

Governo vai fiscalizar postos para evitar que aumento da gasolina chegue ao consumidor

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu na ultima Sexta-feira, que o aumento dos combustíveis nas refinarias anunciado pelo governo federal não vai ser repassado aos consumidores. “Já ficou decidido que haverá uma compensação na Cide [Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico] no caso da gasolina, e, sobre o diesel, a diferença que ocorrer será pequena em relação ao aumento do petróleo no mercado internacional”, disse. Segundo o ministro, haverá uma fiscalização intensa do governo para que os postos não repassem o aumento. “O governo estará muito atento, estabeleceu um teto de aumento e não pode passar disso. Os órgãos de governo estarão fiscalizando permanentemente e esse risco não haverá para o consumidor”, garantiu. Na última quarta-feira (30), o governo federal anunciou um reajuste de 10% no preço da gasolina e de 15% no óleo diesel nas refinarias. Em contrapartida, informou que haverá redução da Cide sobre os combustíveis.

Incidência de HIV nas prisões é 20 vezes maior que entre a população em liberdade

Um estudo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) concluiu que a prevalência de HIV nas prisões chega a ser 20 vezes maior do que entre a população em liberdade. A situação de confinamento, a falta de assistência adequada e fatores de risco, como uso de drogas injetáveis e compartilhamento de material utilizado em tatuagens, contribuem para essa maior incidência. De acordo com as Nações Unidas, a alta incidência de HIV/aids nas prisões é uma realidade do sistema penitenciário brasileiro, apesar da ausência de dados exatos sobre o número de contaminados entre as cerca de 420 mil pessoas presas em penitenciárias, prisões, cadeias e delegacias do país. A entidade encontrou prisões no Brasil com índices de até 14% de contaminação pela doença.“Essa situação reproduz o nível de marginalização a que as pessoas que estão dentro das prisões estão submetidas”, comparou Márcia de Alencar, coordenadora-geral do Programa de Fomento às Penas Alternativas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. O assunto vai ser tema da 1ª Conferência Regional de HIV/Aids no Sistema Prisional, com representantes de vinte países da América Latina e Caribe, entre especialistas em saúde, gestores penitenciários e organizações da sociedade civil. O encontro acontecerá em São Paulo, de segunda a quarta-feira (5 a 7 de maio). Na avaliação da coordenadora do Depen, o encontro vai possibilitar a formulação de políticas e diretrizes para o tratamento da população prisional portadora do HIV. Ela acredita que a solução para essas políticas passa pela articulação entre as organizações da sociedade civil e gestores públicos de saúde das três esferas.“Ao segregar as pessoas, a sociedade esquece que elas têm os direitos fundamentais assegurados, elas estão privadas da liberdade, mas os direitos à saúde e à educação estão assegurados por lei. É preciso que a rede pública assegure vagas qualificadas, para que possa haver o tratamento e a contenção dessas doenças, não só as sexualmente transmissíveis, como também as que são fruto de dependência química, que acontecem dentro dos presídios”, aponta. Durante a conferência, os gestores deverão formular iniciativas intersetoriais entre as áreas de saúde, justiça e direitos humanos. Os participantes também vão discutir uma proposta de diagnóstico rápido sobre a situação do HIV no sistema prisional latino-americano e estratégias de apoio à população penitenciária para garantir acesso aos serviços de saúde.

Do Site NoticiaNaHora