Na tarde desta terça-feira (25), por volta das 15h00, um caminhão baú da Empresa Atlas Brasil Transporte tombou próximo à curva conhecida como “apertado da hora”, localizada na Serra do Teixeira.O veículo de cor branca, placas GXA-5707 – Contagem-MG, perdeu o freio logo depois da referida curva, onde pegou velocidade e o motorista provocou o tombamento a fim de evitar um acidente em maior proporção.No mesmo local já aconteceram outros acidentes, sendo o mais recente envolvendo o ônibus da Banda Capu de Fusca, que deixou vítimas fatais ao colidir com um Fiat Uno.O caminhão baú se dirigia da cidade de Princesa Isabel com destino a Patos; apesar do perigo da localidade onde ocorreu o tombamento, o motorista saiu ileso.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Caminhão baú tomba na Serra do Teixeira
Na tarde desta terça-feira (25), por volta das 15h00, um caminhão baú da Empresa Atlas Brasil Transporte tombou próximo à curva conhecida como “apertado da hora”, localizada na Serra do Teixeira.O veículo de cor branca, placas GXA-5707 – Contagem-MG, perdeu o freio logo depois da referida curva, onde pegou velocidade e o motorista provocou o tombamento a fim de evitar um acidente em maior proporção.No mesmo local já aconteceram outros acidentes, sendo o mais recente envolvendo o ônibus da Banda Capu de Fusca, que deixou vítimas fatais ao colidir com um Fiat Uno.O caminhão baú se dirigia da cidade de Princesa Isabel com destino a Patos; apesar do perigo da localidade onde ocorreu o tombamento, o motorista saiu ileso.
Microsoft, Amazon e Yahoo! se unem contra biblioteca do Google
Os pesos pesados norte-americanos da internet Amazon e Yahoo! uniram as forças em uma coalizão liderada por um renomado advogado do Vale do Silício, na Califórnia, para se opor ao desenvolvimento da biblioteca virtual do Google. As três empresas se uniram à Open Book Alliance, segundo os jornais New York Times e o Wall Street Journal. Apenas a Microsoft e o Yahoo! confirmaram à imprensa norte-americana a participação na coalizão. A Amazon preferiu não fazer comentários. A Alliance está decidida a questionar na Justiça dos Estados Unidos um acordo amistoso firmado entre a Google, autores e grandes editores do país. Pelo combinado feito formalmente em outubro do ano passado, a Google tem direito a disponibilizar na internet cópias de milhões de obras. Em troca, a empresa aceitou compartilhar os lucros com os donos dos direitos sobre as obras. Atualmente, o acordo é estudado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para verificar se ele fere algumas das normas de livre concorrência vigentes no país. Em troca, a empresa aceitou compartilhar os lucros com os donos dos direitos sobre as obras. Além de Microsoft, Yahoo! e Amazon, a frente é formada por associações de bibliotecas e de defesa dos direitos autorais. É liderada pelo advogado Gary Reback, o mesmo que convenceu o Departamento de Justiça a abrir uma investigação sobre as práticas da Microsoft contra a concorrência nos anos 90.
Governo de Pernambuco lança o Funcultura 2009
Primeira Etapa – Na prática, o artista ou produtor cultural poderá concorrer da mesma forma que no ano passado. Ou seja, a partir desta terça-feira (25), quando estão abertas as inscrições para primeira etapa do Funcultura, qualquer pessoa cadastrada no Fundo, residente no estado há pelo menos um ano, poderá concorrer aos recursos que serão distribuídos – segundo critérios estabelecidos em edital – entre as melhores propostas nas áreas de Artes Cênicas; Fotografia; Literatura Música Artes Plásticas, Artes Gráficas e Congêneres; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio; Pesquisas Culturais; ArtesIntegradas; Formação e Capacitação e Gastronomia. O cadastramento de novos produtores fica aberto até 15 dias antes do encerramento das inscrições que terminam no dia 9 de outubro.
Aneel aprova regras de internet pela rede elétrica
Sogra processa comediante americana por citá-la em piadas na TV
Empresário paga R$ 460 mil para recuperar carro vendido em 1983
Jackeline Petkovic sofre acidente de carro e respira com ajuda de aparelhos
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Suíça exige que Google retire fotos das ruas locais
Fonte: Agência Estado
Passeata e solenidades marcam o Dia do Soldado em Pernambuco
Passeata e solenidade marcam, em Pernambuco, o Dia do Soldado, celebrado nesta terça-feira (25). Pela manhã, a partir das 8h, acontece uma homenagem à data e também a comemoração do 58º aniversário do Batalhão de Rádio Patrulha. Os eventos ocorrem na frente do quartel do comando geral da Polícia Militar de Pernambuco, localizado na Praça do Derby, no Recife. Já à tarde, a Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco promove uma caminhada saindo da Praça do Derby seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista terminando na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O objetivo é manifestar apoio para agilização da aprovação de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de número 300 que está tramitando em Brasília para equiparar os salários dos Policiais Militares (PMs) e dos bombeiros militares de todo o País. Atualmente um PM em Pernambuco ganha em torno de R$ 1.200. A concentração acontece às 13h em frente ao Memorial de Medicina da Praça do Derby com a saída prevista para às 14h. Segundo o vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco e depultado Estadual, Moíses Florêncio, a intenção também é chamar a atenção da sociedade civil para a importância da segurança. "De início não estamos fazendo nenhuma pressão no governo estadual mas no federal", completa. Os PMs vão estar trajando camisas brancas com a frase PEC 300, eu acredito. Além dessa ações que marcam o dia, uma exposição de parte do acervo e fotos do museu da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) está sendo realizada até o dia 20 de setembro na Estação Central do Metrô do Recife. O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem ao dia de nascimento do patrono do exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva.
Francesas tiram a roupa para divulgar a seleção
Eliana volta ao SBT e à briga por audiência aos domingos, mas promete jamais apelar
Criatura estranha intriga funcionários de lago na Flórida
Uma criatura estranha que foi vista em um lago em West Palm Beach, no estado da Flórida (EUA), tem intrigado os guardas do local. Eles acreditam que há algo escondido nas águas do lago, segundo reportagem da emissora "WPTV". Greg Reynolds contou que foi a primeira vez que viu a criatura desconhecida. "Eu gritei alto e disse: 'O que é isso'? Nós o seguimos e começamos filmar", afirmou Reynolds, que estava acompanhado do colega Don Serrano. Quando eles se aproximaram da criatura, ela mergulhou. "Eu não tenho nenhuma ideia, mas que era alguma coisa isso é certo", disse Serrano. Enquanto não sabem o que é, eles batizaram a criatura de "monstro de lama".
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Preso no sistema federal custa quatro vezes mais do que nos estados
Polícia Militar apreende armas em Carnaíba
Novas regras do Funcultura 2009 serão divulgadas nesta terça-feira
Dez cidades recebem serviços de saúde da SES a partir desta segunda
Na sexta-feira (28/08), Caruaru realiza os exames a partir das 9h. Para mais informações, o telefone da Gerência de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência é (81) 3181-6282. A ação da SES é uma parceria com as secretarias municipais de Saúde e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que vai levar palestras sobre empregabilidade, tema da nona Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O objetivo da semana, de acordo com a Sead, é chamar a atenção de autoridades, empresários e sociedade para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para as pessoas com deficiência nas empresas dos setores público e privado.
Em 40 anos, país trocou carvão vegetal por grandes hidrelétricas e hoje 99% dos lares têm luz
Uma das marcas desse período é a ascensão das hidrelétricas, que produzem atualmente cerca de 78 mil MW da energia nacional a partir de 662 usinas. O destaque absoluto é a hidrelétrica binacional de Itaipu, no Rio Paraná, inaugurada em 1984. Seus 14 mil MW de potência abastecem 20% do mercado nacional e representam mais do que os quatro maiores projetos de hidrelétricas atualmente em execução no país. Somam-se à Itaipu mais sete gigantes de porte internacional, com mais de dois mil MW de potência, como Tucuruí, no Tocantins, Xingó, em Sergipe, e Ilha Solteira, em São Paulo. Um pouco dessa história será analisada nesta segunda-feira no seminário "Cenários e Perspectivas para o Brasil", com patrocínio da CNI . O seminário, no auditório do GLOBO, será em comemoração aos 40 anos do caderno de Economia do jornal. Segundo Nelson Hubner, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), "praticamente tudo no setor aconteceu nestes 40 anos": - Construímos as grandes usinas e o sistema de transmissão Racionamento parou o país em 2001. Com a segunda crise do petróleo, em 1979, o estado brasileiro perdeu a capacidade de investir. A consequência veio duas décadas depois. Em março de 1999, a população de dez estados ficou sem luz durante 40 minutos. O apagão antecipava o pior cenário: a necessidade de racionamento de energia. Entre junho de 2001 e março de 2002, o racionamento travou a expansão do país. O susto levou o governo a tentar garantir o fornecimento com as termelétricas. Hoje, esta é a segunda força geradora do país, com 995 unidades. O Brasil tem ainda 16 empreendimentos de geração eólica e duas usinas nucleares. - A consolidação do parque gerador hidráulico e a privatização foram dois marcos importantes e positivos dos últimos 40 anos - disse Ricardo Lima, presidente-executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). A privatização começou em 1995 pelas distribuidoras. Light e Cerj (atual Ampla) foram vendidas em 1996 e dois anos depois, foi a vez da Eletropaulo. Na geração, só a Gerasul foi privatizada. A distribuição de energia sempre foi um desafio que, no entanto, só vem sendo atacado na última década, com a participação privada. O Brasil tinha 87.568 quilômetros de linhas no Sistema Interligado Nacional em operação ao fim de 2008, o suficiente para ligar Lisboa a Moscou, diz Hubner, da Aneel. O objetivo do governo é que o sistema elétrico do país esteja 99,6% interligado a partir de 2011, quando ficará concluído o Linhão Norte (Tucuruí-Macapá-Manaus). A conclusão da ligação com o Norte, aliada à saturação das bacias hidrográficas das demais áreas do país, fazem da Região Amazônica a nova fronteira hidrelétrica do Brasil. Os três maiores empreendimentos em curso no Brasil estão na floresta, com custos socioambientais elevados. As usinas de Jirau e Santo Antonio, no rio Madeira, em Rondônia, somam 6.494 MW e foram licitadas em 2008. A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, com 11.181 MW, teve uma liminar que travava o processo de licitação derrubada há duas semanas. O potencial amazônico de geração chega a 112.000 MW - mais do que o país produz hoje. Hoje, 57,9 milhões de lares têm luz. A construção das hidrelétricas e da malha de transmissão foi fundamental para levar eletricidade aos domicílios e negócios de todo o Brasil: este ano, 57,9 milhões de lares (99%) contam com o serviço, segundo a Aneel. O programa "Luz para Todos", lançado em 2003, deu impulso à universalização. Seu objetivo, de levar energia a dez milhões de pessoas até o fim de 2008, foi alcançado em junho deste ano. Até setembro de 2010 fará mais um milhão de ligações. O programa mudou a rotina da cearense Maria Moreira Mesquita, de 64 anos. Moradora da comunidade Riacho do Meio, em Trairi, a 125 quilômetros de Fortaleza, Maria costumava caminhar por uma hora até a casa da filha para ver televisão. Em fevereiro, ela pôde finalmente estrear sua TV de tela plana. O marido de Maria, Antônio, reclama da conta de luz de R$ 11 mensais, mas a mulher lembra dos benefícios.