Hoje é o "Dia D" da campanha nacional de combate à rubéola. Todos os 5.272 postos de saúde de Pernambuco estarão aplicando a vacina, gratuitamente, em homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos. A partir das 9h, a equipe do Programa Nacional de Imunização do Estado (PNI) estará presente no Hiper Bompreço de Casa Forte. Já no domingo (31), as pessoas que forem ao jogo do Sport poderão ser vacinadas, dando continuidade à mobilização nos estádios de futebol, iniciada desde o dia 02 de agosto. No Recife, serão disponibilizados 224 postos, entre fixos e volantes. Nas unidades de saúde, a vacinação começa às 8h. Já nos postos volantes, como shopping centers, a pessoa poderá se imunizar a partir das 9h. A Secretaria Municipal de Saúde orienta os adultos a levarem um documento de identificação, a exemplo do RG, ou o cartão de vacinação. Todos que tomarem a dose receberão um adesivo comprovando que estão protegidos.
Em Olinda não é diferente, os horários serão os mesmos. Na cidade estão disponíveis, ao todo, 46 unidades de saúde, entre PSFs, Policlínicas e Centros de Saúde. Além dos postos, a vacinação também está sendo aplicada na rede de supermercados Bompreço. Os bairros de Boa Viagem, Casa Forte e Caxangá são alguns lugares onde estão instalados. A campanha, que segue até o dia 12 de setembro, pretende imunizar um público de 2.895.233 pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, é nessa faixa etária dos 20 a 39 anos onde se encontra uma grande proporção de não-vacinados. Nesta campanha, a maior do mundo, os homens são o principal foco.
EstatísticasDados atualizados da vacinação contra a rubéola comprovam o bom resultado da campanha. Ao todo, 1.794.988 pessoas já foram vacinadas. Isso quer dizer que 62% da meta já foi atingida. Pernambuco é o 4o estado do Nordeste que mais aplicou doses e o 6o no Brasil.
Importância da vacinaçãoA Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola faz parte do compromisso firmado pelo governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) de eliminar a rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que pode causar malformações no bebê. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2007, foram registrados 8.684 casos em 20 estados, incluindo Pernambuco, dos quais 70% entre homens adultos. No Recife, ocorreram 35 registros da doença. De janeiro até agosto deste ano, apenas um caso foi registrado na capital pernambucana. No País, ocorreram 800 registros. Vacine-se você também.
sábado, 30 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário