domingo, 30 de novembro de 2008
Empresas dizem priorizar cadastro nos sites a currículo enviado por e-mail
Departamentos de recursos humanos consultados pelo G1 informaram que, em vez de receber e-mails, preferem que os candidatos em busca de emprego cadastrem seus currículos em links específicos nos sites das empresas.A preferência por esse tipo de cadastramento é justificada pela facilidade de armazenamento dos dados e de busca dos perfis adequados para as oportunidades. O G1 consultou os departamentos de recursos humanos das empresas Nestlé, McDonald’s, Pão de Açúcar e Vale. Segundo as empresas, os currículos cadastrados online ficam disponíveis no banco de dados e, quando surgem oportunidades, a equipe de recursos humanos faz uma busca informatizada à procura dos perfis ideais. Uma espécie de “filtro”, que utiliza palavras-chaves, possibilita que sejam escolhidos os currículos adequados para as vagas. Todas as companhias informaram que, quando chega e-mail de candidato com o currículo anexado ele recebe uma resposta que o orienta a realizar o cadastro nos sites das empresas.O Pão de Açúcar, por exemplo, informou receber em média 3 mil currículos por mês via “Trabalhe Conosco” e 70% das vagas são preenchidas por meio da ferramenta. Roberta Rivaldo, gerente de RH do Grupo Pão de Açúcar, diz que os currículos cadastrados no site são a primeira fonte de recrutamento. Apesar de a empresa orientar sempre o candidato que manda currículo por e-mail a se cadastrar no site, Roberta diz que esses currículos que chegam por correio eletrônico são abertos. A gerente de RH afirma que a análise é bem objetiva – o que interessa é apenas o currículo, não o que está escrito no corpo do e-mail. Se o currículo é interessante, fica armazenado. Em alguns casos, principalmente quando o candidato tem perfil executivo ou experiência em varejo, é chamado para uma entrevista antes mesmo de surgirem oportunidades na área dele. “Mas, se tem oportunidade naquele momento em que chega o e-mail, o candidato pode ser chamado”, diz.
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